//
Canoas registra ventos de 85 km/h no final do domingo
Download Imagem Original
Foto: Defesa Civil/ Divulgação
Na noite desse domingo (1º), a chegada da instabilidade resultou em temporais acompanhados de fortes ventos em Canoas. Conforme o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), entre as 22h de domingo e as 2h desta segunda-feira (2), foram contabilizados mais de 37 milímetros (mm) de chuva. O bairro Fátima teve a maior incidência em um curto período de tempo, com 25 mm, na primeira hora da tempestade. No bairro Niterói, também por volta das 22h, as rajadas atingiram a velocidade de 85 km/h, resultando em transtornos como o destelhamento de casas, além da queda de árvores e danos na rede elétrica.
Segundo a Defesa Civil de Canoas, os agentes atenderam dez casos de destelhamento assim como chamados de árvores caídas e quedas de postes de energia elétrica. As ocorrências em virtude dos ventos fortes foram registradas nos bairros Rio Branco, Fátima e Niterói. Não houve feridos. A chuva intensa ocasionou ainda situações de alagamentos em pontos isolados da cidade. Equipes de plantão das Subprefeituras e Serviços Urbanos prestaram atendimento nos locais com acúmulo de águas nas ruas.
Segundo o Eclima, o bairro Estância Velha teve o maior volume de chuva no período, com 37,4 mm, seguido do Fátima (36,5), Centro (34,2), Niterói (32,4), Marechal Rondon (31,6), Rio Branco (29,4), Guajuviras (27,9) e Mathias Velho (24,9). A média histórica do mês de dezembro é de 112,1 mm.
Alguns prédios públicos foram impactados com os seus serviços em razão das fortes rajadas de vento. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Niterói e Mathias Velho ficaram sem energia elétrica e internet. As duas unidades funcionam sem acesso ao Cadastro Único (CadÚnico), apenas orientando à comunidade.
Escritório de Comunicação