Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/2S9A7402-2.jpg

Canoas sedia reunião do Fórum de Defesa Civil da Granpal

Reunião do Fórum ocorreu no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Canoas
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura / PMC

Criado no início de julho, o Fórum Permanente de Defesa Civil, da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), teve seu segundo encontro, na manhã desta quarta-feira (16), no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), em Canoas. Além dos coordenadores e secretários das cidades consorciadas, a reunião contou com a participação do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e do deputado estadual Matheus Gomes, na condição de convidado.

Jairo destacou a importância da criação de mecanismos de inteligência para estudar as questões climáticas. “Precisamos ter um núcleo de inteligência que olhe o clima e suas peculiaridades para a Região Metropolitana, que é diferente da Campanha, do Planalto e do Litoral. É difícil para a gestão pública fazer o aqui e agora, responder às emergências e olhar para a frente. Nós, aqui em Canoas, criamos o Escritório de Resiliência Climática para isso”, disse o prefeito.

O secretário adjunto de Resiliência Climática (Eclima/Defesa Civil), Igor Sousa, que é o representante de Canoas no Fórum, apresentou a estrutura e o trabalho executado no município. “A  Granpal, por meio do Fórum, busca prestar suporte aos municípios consorciados para  diversas ações, como no registro de preços para aquisição de equipamentos”, explicou Igor.

Representando a Assembleia Legislativa na reunião, o deputado Matheus Gomes ressaltou a preocupação com os eventos climáticos. “Estamos muito preocupados em fazer do Parlamento um ambiente útil para que a sociedade possa entender o que está em jogo”.

Fórum Permanente
O Fórum de Defesa Civil da Granpal foi criado para debater e enfrentar desafios climáticos e fortalecer a cooperação entre os 21 municípios do consórcio. Os participantes pretendem desenvolver a integração e cooperação entre as cidades para lidar com as questões de proteção e Defesa Civil, assim como traçar metas e elaborar as principais pautas a serem discutidas nos encontros. As reuniões gerais do grupo acontecem na primeira quarta-feira de cada mês.

Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Carina Jung – PMC

[addtoany]