Nesta terça-feira (13), os conselheiros tutelares de Canoas iniciaram uma capacitação para uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). A plataforma é utilizada para a gestão e monitoramento de informações sobre a defesa dos direitos fundamentais garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem abrangência nacional.
Compreendendo a importância da utilização do serviço para qualificar o atendimento prestado à população, a Prefeitura de Canoas, através da Controladoria Geral do Município (CGM), está realizando a capacitação dos conselheiros tutelares do município para o pleno entendimento e utilização da plataforma.
O sistema possui uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única para a formulação de políticas públicas no setor. Sua operação permite integrar as informações de forma transversal, desde o nível municipal para o estadual e do estadual para o federal.
A capacitação segue até esta quarta-feira (14) e é ministrada pela equipe da Coordenação Técnica Estadual do Sipia-CT, composta por servidoras da Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) e da Coordenadoria de Políticas para a Criança e o Adolescente.
Sobre o Sipia O Sipia é um sistema de registro e tratamento de informação com alcance nacional. A plataforma é utilizada para gestão e monitoramento de dados, voltada para conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, gestores e técnicos de políticas públicas, atores do sistema de justiça, entre outros profissionais relacionados à garantia, promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.