Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/23.02.-REDUZIDAS-DEFESA-CIVIL-ENTREGA-DE-DOACOES-GABRIEL-ABREU_-12.jpg

Eclima monitora nível dos rios em Canoas

Download Imagem Original

Foto: Acervo/ Prefeitura Municipal de Canoas

O nível das águas dos rios em Canoas é monitorado pelo Escritório de Resiliência Climática (Eclima), por meio da Defesa Civil. O Guaíba, que serve de parâmetro para Canoas, estava com 3,12 metros, às 11h desta quarta-feira (19). A cota de inundação para as áreas ribeirinhas da cidade é de 3 metros.

Os agentes da Defesa Civil vêm fazendo rondas na Praia do Paquetá e acompanham a situação das águas em conjunto com a população ribeirinha. Os moradores do local, em sua maioria com embarcações próprias, estão cientes da realidade e não manifestaram interesse em sair das residências.

A bacia do Rio do Sinos, que desemboca na região da Praia do Paquetá, apresentava 4,49 metros em São Leopoldo às 11h de hoje — ainda um pouco abaixo da cota de inundação de 4,52 metros. O Rio Gravataí, que cruza a região do bairro Niterói, estava com 4,18 metros – ante a marca de 4,75 metros para começar a deixar o leito.

Condições climáticas

Conforme o Eclima, os prognósticos dos institutos de meteorologia apontam que o período mais crítico, em relação à chuva, ocorreu na madrugada de quarta-feira, como projetado. Segundo as projeções, nas primeiras horas da tarde, ocorre uma melhora nas condições, mas o tempo não firma em Canoas. Com a atmosfera instável, eventualmente, chove forte e de modo passageiro. Os acumulados do período da tarde para a noite serão menores que os da madrugada anterior.

Os sistemas e os radares meteorológicos continuam sendo monitorados pelo Eclima e, em qualquer possibilidade de chuva forte, a população será alertada pelos canais oficiais da Prefeitura.

Texto: Fábio Radke
Edição: Escritório de Comunicação

[addtoany]