Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/06/Reduzidas_31_05_23_PALESTRA-SEMANA_DO_TRABALHO_EJA_Guilherme_Pereira-5.jpg

EJA abre matrículas para o segundo semestre letivo

Para realização da matrícula, o estudante deve levar documento de identidade, comprovante de residência e histórico escolar
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Na próxima segunda-feira (3), abrem as matrículas para novos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Canoas. Os cadastros podem ser feitos de forma presencial nas próprias escolas até 14 de julho. Do dia 15 a 31 de julho, o interessado deverá comparecer à sede da Secretaria de Educação, na rua Monte Castelo, 340, das 14h às 16h, em função do período de férias escolares.

Para realização da matrícula, o estudante deve levar documento de identidade, comprovante de residência e histórico escolar (ou atestado de escolaridade). Se for menor de idade, precisa estar acompanhado por responsável. Para quem estiver fora da escola há muito tempo e não tiver o registro da escolaridade, a SME oferece uma prova de classificação para designar qual ano de ensino deverá ser cursado.

A EJA é uma modalidade de ensino para jovens a partir de 15 anos completos que trabalham no horário regular de ensino e buscam uma alternativa para seguir estudando. “As aulas são articuladas a partir do conhecimento de mundo dos estudantes e, por isso, mais dinâmicas e voltadas às necessidades de cada turma. A EJA também recebe adultos que não conseguiram completar seus estudos no período tradicional e querem se atualizar ao mercado de trabalho”, destaca a assessora da EJA na SME, Mariáh Oyarzabal da Luz.

Há escolas com Educação de Jovens e Adultos em todos os turnos, mas manhãs e tardes são preferencialmente para estudantes de até 17 anos. Abaixo, a relação das escolas que oferecem EJA e os turnos:

EMEF Erna Würth, avenida Dezessete de Abril, 430, Guajuviras (noite)
EMEF Guajuviras, rua André Luiz dos Conceição, 577, Guajuviras (manhã e tarde)
EMEF Irmão Pedro, rua Dr. Olávo Fernandes, 68, Estância Velha (tarde e noite)
EMEF Nancy Pansera, Area Verde 13, Setor 6, Guajuviras (tarde e noite)
EMEF Paulo Freire (manhã e noite), rua Che Guevara, 281, Guajuviras
EMEF Santos Dumont (noite), rua Arthur Bernardes, 654, Niterói
EMEF João Paulo I (noite), rua São Pedro Pescador, 474, Harmonia
EMEF Max Oderich, rua professora Dona Sara, 100, Harmonia (noite)
EMEF Monteiro Lobato, rua Montenegro, 1113, Rio Branco (manhã)
EMEF Nelson Paim Terra (noite), rua Primavera, 1676, Rio Branco
EMEF Paulo VI (manhã e tarde), avenida Eng. Irineu Carvalho Braga, 2781, Rio Branco
EMEF Rio Grande do Sul (noite), rua Wenceslau Braz, 35, Mato Grande
EMEF Rio de Janeiro (noite), rua Antônio Ferreira Alves, 900, Mathias Velho
EMEF Thiago Würth (manhã e tarde), avenida Rio Grande do Sul, 4340, Mathias Velho

As EMEFs Erna Eürth, Max Oderich, Rio Grande do Sul, Nancy Pansera, Santos Dumont e João Paulo I também oferecem alfabetização e pós-alfabetização.

Escritório de Comunicação - Ecom