Na EMEF Max Oderich, os estudantes contam com um projeto de introdução à música. A iniciativa tem como objetivo possibilitar que os alunos aprendam algum instrumento, bem como relacionar a teoria musical com as atividades didáticas. Atualmente, 30 alunos do 5º ao 9º ano, divididos em duas turmas, realizam aulas no contraturno escolar.
De acordo com o professor Bruno Barros, idealizador do projeto, a música na escola é uma oportunidade de fomentar a interdisciplinaridade na educação pública. “A prática e a teoria musical ajudam os alunos a desenvolver importantes habilidades, que proporcionam um melhor desempenho escolar em todas as disciplinas. A música ainda representa uma importante ferramenta no combate ao bullying e à evasão escolar, ao fomentar o pertencimento dos estudantes”, explicou.
Barros ainda destaca como a música pode servir como tema gerador de pesquisas e atividades didáticas: “Na matemática, por exemplo, a partir da música se pode trabalhar cálculo e raciocínio lógico, bem como analisar as composições dos acordes, as escalas e os compassos. Em história, é possível realizar pesquisas sobre as relações da música com as sociedades aristocráticas modernas”.
Nataly Keisy, 11 anos, aluna do 6º ano, não tinha contato com a música antes de participar do projeto. “Estou achando o projeto muito legal, toda essa questão da música e do violão é algo que estou gostando muito de aprender. E o bom é que dá pra relacionar isso com as aulas, principalmente as partes das notas”, relatou.
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