Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/RED-31-10-2023-PROJETO-DE-VIOLAO-NA-EMEF-MAX-ODERICH-THIAGO-GUIMARAES-8.jpg

EMEF Max Oderich realiza projeto de introdução à música com estudantes

Iniciativa auxilia os alunos no desenvolvimento de habilidades didáticas e sociais
Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães/PMC

Na EMEF Max Oderich, os estudantes contam com um projeto de introdução à música. A iniciativa tem como objetivo possibilitar que os alunos aprendam algum instrumento, bem como relacionar a teoria musical com as atividades didáticas. Atualmente, 30 alunos do 5º ao 9º ano, divididos em duas turmas, realizam aulas no contraturno escolar.

De acordo com o professor Bruno Barros, idealizador do projeto, a música na escola é uma oportunidade de fomentar a interdisciplinaridade na educação pública. “A prática e a teoria musical ajudam os alunos a desenvolver importantes habilidades, que proporcionam um melhor desempenho escolar em todas as disciplinas. A música ainda representa uma importante ferramenta no combate ao bullying e à evasão escolar, ao fomentar o pertencimento dos estudantes”, explicou.

Barros ainda destaca como a música pode servir como tema gerador de pesquisas e atividades didáticas: “Na matemática, por exemplo, a partir da música se pode trabalhar cálculo e raciocínio lógico, bem como analisar as composições dos acordes, as escalas e os compassos. Em história, é possível realizar pesquisas sobre as relações da música com as sociedades aristocráticas modernas”.

Nataly Keisy, 11 anos, aluna do 6º ano, não tinha contato com a música antes de participar do projeto. “Estou achando o projeto muito legal, toda essa questão da música e do violão é algo que estou gostando muito de aprender. E o bom é que dá pra relacionar isso com as aulas, principalmente as partes das notas”, relatou.

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung

Mais fotos: