Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/Vinicius-Thormann-6.jpg

Empoderamento da mulher negra marca evento em Canoas

Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha foi comemorado com diversas atividades.
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

“Sou mulher, negra e posso estar onde eu quiser, pois os espaços sociais me pertencem também”. Foi com esse tom de empoderamento que Canoas comemorou o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado neste 25 de julho, que relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe.

A frase foi citada pela feminista, negra e coordenadora regional da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Estado, Michelle Teixeira Marques Gonçalves, que participou do evento e compartilhou a sua história: “assumi alguns cargos de importância na minha trajetória profissional e até chegar a esse sentimento de pertencimento sofri muito, inclusive, coloquei toda a minha competência em dúvida diversas vezes. Hoje, eu sei compreender que os espaços me pertencem também. Por isso, quero compartilhar a minha experiência para fortalecer e empoderar outras mulheres negras. Parabéns ao município de Canoas por esse evento e por possibilitar esse espaço de visibilidade”.

O evento foi realizado pela Diretoria das Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de Canoas na manhã desta quarta-feira (25), no Sesc Canoas. A programação contou com intervenção cultural, consultoria de imagem e estilo, explicação sobre o mercado de trabalho, palestras sobre diversidade e representatividade e roda de conversa sobre o empoderamento feminino e as perspectivas de mudanças da realidade social com referências de mulheres negras canoenses.

A atividade reuniu mulheres negras para falar sobre empoderamento, entre elas, participaram a consultora de imagem e personal stylist, Clara Medeiros; a bailarina Steffany Rosa; a líder comunitária Lenna Marvelin; e as jornalistas da revista Pretas, Thaís Silveira e Renata Lopes. A programação contou ainda com a palestra “Entendendo a diversidade e respeitando as diferenças”, ministrada por Cristina Bruel e Priscila Levi da ONG Outra Visão. E uma explanação sobre representatividade no YouTube, com a jornalista e youtuber do canal DIY para passar o tempo, Cler Oliveira.

A diretora das Políticas de Igualdade Racial, Joana Tavares, ressalta que o evento atingiu seu objetivo de “comemorar as conquistas das mulheres negras e promover um momento de troca de experiências. Além disso, também possibilitamos um espaço de luta, de discussão e colocamos em pauta assuntos relevantes como, por exemplo, a equidade de oportunidades e o empoderamento feminino”.

O evento é uma iniciativa da Diretoria das Políticas de Igualdade Racial de Canoas, em parceria com a revista Pretas, e ainda conta com o apoio da Diretoria da Juventude, da Diretoria de Políticas para Mulheres, Fecomércio e SESC Canoas.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos: