Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/Reduzidas_14_07_2023_FESTIVAL_ENERGIA_EMEF_DAVID_CANABARRO_Guilherme_Pereira-51.jpg

Energia em Jogo: alunos da EMEF David Canabarro apresentam trabalhos produzidos durante o projeto

Alunos canoenses experimentaram um novo jeito de pensar a energia e a sustentabilidade a partir do Festival Energia em Jogo. Na tarde desta sexta-feira (14), ocorreram as apresentações dos trabalhos produzidos pelos estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, que foram distribuídos em cinco oficinas, durante a semana, para trazer outras perspectivas sobre a eficiência da energia elétrica.

Deryck Benites Antunes, 15 anos, é aluno do 9º ano e participou da oficina de música. “O projeto foi muito bom. As pessoas ensinaram muito, se envolveram demais, pelo menos no meu grupo, que é o da música. Muitas ideias, muitas pessoas se envolvendo. Eu acabei fazendo a música, e aí a professora que está com a gente lá me ajudou em algumas coisas. Foi bem importante para conscientizar os alunos, principalmente porque não é que nem ver uma aula. A gente está ali no movimento, fazendo as coisas. É diferente, tu sente mais”, destacou.

Foram oferecidas também oficinas de produção cultural, artes visuais, processos criativos e maker (uma palavra em inglês que significa fazedor, no sentido de criador e realizador). Cada uma delas foi responsável por desenvolver produtos e ações por meio do aprendizado. Na oficina de produção cultural, por exemplo, os alunos foram desafiados a pensar como desenvolver uma feira com pensamento sustentável, gastar menos e trazer pensamentos eficientes para determinado lugar ou evento.

“Foi uma experiência muito deliciosa, porque quando a gente chega com a equipe de oficineiros movimenta a escola através de uma outra perspectiva. Então, a ideia é envolver todo mundo pra que a gente possa seguir desenvolvendo depois. Para que seja cada vez mais natural falar sobre eficiência energética nos ambientes escolares. Foi uma semana num processo de imersão com os alunos muito valiosa”, comentou a coordenadora do projeto, Amanda Moreira.

A iniciativa passará por 11 escolas do Estado ao longo do ano. A ideia central da experiência é fazer com que o assunto siga reverberando na comunidade escolar após a passagem do festival. Os professores também participam de oficinas para que a eficiência energética seja tema constante no ambiente escolar.

Festival Energia em Jogo

É uma ação educativa, realizada em escolas gaúchas, que difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias. Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia através de um conjunto de ações educativas envolvendo arte, cultura e muita criatividade.

“O objetivo é fazer com que os docentes e estudantes aprendam e disseminem conhecimentos sobre uso racional e seguro da energia elétrica, sustentabilidade, meio ambiente e geração renovável de energia. Por meio de atividades de arte, educação, mediação cultural e experimentações científicas, é possível desenvolver habilidades e enfrentar desafios aprendendo na prática conceitos que podem parecer muito distantes. O foco é promover espaços de trocas, intercâmbios de saberes e, sobretudo, corroborar para ações que potencializem sempre o território escolar”, enfatizou a coordenadora do projeto.

Escritório de Comunicação - Ecom

Mais fotos: