Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/tranferencias_SME_divulgacao_SME.jpg

Está aberto o prazo de transferências na rede de educação infantil

Transferências são feitas na Central de Vagas.
Download Imagem Original

Foto: Divulgação/PMC

Pais e mães de alunos de escola de educação infantil (EMEI) da rede municipal, que desejam mudar os filhos de instituição, já podem procurar a Central de Vagas (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças) para pedir a transferência. O setor está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Desde a abertura do prazo, na segunda-feira (4), até a manhã desta quinta-feira (7), foram realizados mais de 1.700 atendimentos.

No espaço localizado junto à Secretaria de Educação (SME), a equipe busca resolver cada caso. Dafini Trindade da Luz, 23 anos, do bairro Mathias Velho, mãe de Dandara da Luz Benedete, um ano e dois meses, saiu satisfeita. Ela conseguiu a mudança da EMEI Nilton Leal, do bairro Harmonia, para a Geração Vida Centro 2, no Centro.

As transferências podem ser realizadas ao longo do ano, mas são feitas apenas para alunos que estão matriculadas na rede municipal. “Estamos trabalhando diariamente, fazendo o possível e o impossível para atender às demandas das famílias para que as crianças possam estudar onde fica melhor para elas e os pais. Nos esforçamos também para que nenhuma fique sem escola em Canoas, uma cobrança do próprio prefeito Nedy”, frisou a secretária Leany Maria de Conti.

A chefe da Unidade de Matrículas, Frequência e Secretaria Escolar, Úrsula Carina Segala, explica que sempre buscam acolher o pedido da instituição solicitada. Caso não exista vaga no local, procura-se uma escola mais próxima ou que contemple melhor a necessidade da família. Caso ela se localize a mais de dois quilômetros da residência, é possível solicitar passagem, que será concedia pela SME.

Para realizar o pedido na Central de Vagas é importante levar a certidão de nascimento ou RG da criança. Quando o motivo da solicitação é a mudança de endereço, as famílias devem apresentar o novo comprovante de residência para atualização dos dados no sistema. Úrsula lembra que a Central de Vagas resolve as mudanças de locais, não de período de estudo. “As escolas têm autonomia para ajuste de turno, isso não significa transferência”, explicou.

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]