Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/Ronda-escola-prefeitura-de-canoas-guarda-municipal.jpg

Guarda Municipal promove treinamento para a retomada da Ronda Escolar

Ronda Escolar da Guarda Municipal será retomada em Canoas.
Download Imagem Original

Foto: Arquivo PMC

A Guarda Municipal de Canoas vai retomar a Ronda Escolar, que tem o objetivo de realizar um atendimento especializado para prevenir todos os tipos de violências e reduzir os conflitos no âmbito escolar. Para isso, os guardas estão recebendo um treinamento, a fim de qualificar o atendimento aos alunos, professores e demais profissionais da educação.

O projeto conta com uma série de atividades realizadas nas escolas, como palestras e oficinas, de acordo com a realidade e o contexto social de cada instituição de ensino. O Ronda Escolar está sendo retomado por conta do alto índice de conflitos no ambiente estudantil registrado ainda antes da pandemia do coronavírus.

“Um dos objetivos da Secretaria é a prevenção às violências nas famílias e nas escolas, com foco na educação socioemocional, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais. A retomada da Ronda Escolar também é uma meta do Plano de Metas Canoas 100 dias, da atual gestão”, afirma o secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt.

O diretor da Guarda Municipal, Eder Martini, diz que as atividades são orientadas para a demanda específica de cada escola, a partir de dados a serem coletados dos sistemas de informação já implantados no município. “Um dos princípios da Guarda Municipal é a preservação da vida e a proteção das pessoas. Assim, além da ação ostensiva nas ruas, também é nosso papel prestar atendimento nas situações que envolvem crianças e jovens dentro das escolas”, completa Martini.

Atividades que devem ser realizadas

Entre as atividades da Guarda Municipal nas escolas, estão previstas palestras de prevenção ao uso e tráfico de drogas; orientação sobre as consequências do envolvimento de adolescentes na criminalidade; atuar nos casos de flagrante delito, conduzindo o menor infrator à Delegacia de Polícia; acionar o Conselho Tutelar conforme o caso; trazer a sensação de segurança à comunidade escolar e à população em geral, com rondas nas proximidades das escolas; atuar nas instituições de ensino com equipes especializadas, de forma conjunta com a equipe diretiva; entre outras atividades.

Escritório de Comunicação - PMC