Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/RED-23-04-2024-MONTAGEM-HOSPITAL-DE-CAMPANHA-UPA-BOQUEIRAO-BRUNA-OURIQUE-13.jpg

Hospital de Campanha anexo à UPA Boqueirão inicia atendimentos neste sábado

Estrutura receberá exclusivamente casos de sintomas compatíveis com a dengue
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique

O Hospital de Campanha que atenderá junto à UPA Boqueirão já tem data para começar a operar. A estrutura, que começou a ser montada nesta terça-feira (23), receberá pacientes a partir das 7h do sábado (27). O local irá atender exclusivamente casos de sintomas compatíveis com a dengue, permitindo que os usuários não precisem esperar um longo tempo nas UPAs.

A estrutura terá um funcionamento semelhante ao das UPAs, operando 24h por dia, de segunda a segunda. O local fará o acolhimento e triagem dos pacientes, justamente para diminuir a pressão dos atendimentos na UPA Boqueirão, localizada na região que registra o maior número de casos de dengue em Canoas. Após a abertura, o Hospital de Campanha funcionará por 90 dias.

O prefeito Jairo Jorge destaca a importância da estrutura para auxiliar a combater a dengue na cidade. “Estamos trabalhando para que o canoense tenha o pronto atendimento. Por isto, a urgência em implantar um Hospital de Campanha, para desafogar as demandas das UPAs, principalmente na região do Estância Velha e Guajuviras, onde estão os maiores números de casos confirmados”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a medida é uma importante resposta para o grande número de casos de dengue na cidade. O Hospital de Campanha é uma medida fundamental para ajudar os canoenses que precisam de atendimento. Também já foram colocadas em prática outras medidas, como aumento de equipes médicas e ampliação das ações de pulverização, para garantir uma resposta efetiva contra a dengue”, frisou.

Dengue em Canoas

Atualmente, Canoas registra 2.781 casos, sendo 2.771 autóctones e 10 importados. Os bairros com maior incidência são Estância Velha (958 casos), Guajuviras (527) e Nossa Senhora das Graças (219). A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a partir da eliminação da água armazenada em locais que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso e sem manutenção.

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung