Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/RED-18-03-2024-MULHERES-NA-OBRA-THIAGO-GUIMARAES-23.jpg

Mulheres na Obra: projeto capacita alunas e mães da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Canoas

Qualificação começou nesta segunda-feira.
Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães/PMC

Melhorar a qualidade de vida, gerar novas oportunidades de trabalho na construção civil e mais equidade profissional para alunas e mães de participantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA), maiores de 18 anos. Com essa finalidade, a UniRitter, em parceria com a Secretaria de Educação, começou a desenvolver o projeto Mulheres na Obra. A aula inaugural da capacitação aconteceu nesta segunda-feira (18), na sede da universidade em Canoas.

A qualificação gratuita contempla 20 mulheres em vulnerabilidade social. A secretária de Educação Leany Maria de Conti destacou a importância que o aprendizado fará na vida de cada uma das alunas ou mães de estudantes da EJA. “O que vocês vão aprender vai ser para a vida. Essa bagagem de conhecimento que vocês vão adquirir vai ser para sempre, ninguém vai tirar de vocês”, salientou Leany.

Além da seleção das participantes, a SME contribui com o transporte necessário para o deslocamento. Raquel Daroda, coordenadora do projeto pela UniRitter, explica que o curso é uma parceria que envolve a instituição de ensino, a Prefeitura de Canoas e empresas parceiras. Atualmente, a Tigre Brasil está capacitando as mulheres para que se tornem instaladoras hidráulicas. O curso vai acontecer em 14 encontros até 17 de julho. Ao final do período, as alunas receberão certificados.

Para Francisca Rodrigues de Alcântra, de 37 anos, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, essa é uma chance de se desenvolver no mercado. “O projeto vai me ajudar a ter um certificado, e me ajudará com mais conhecimento para conseguir melhores trabalhos”. Elaine Maria Selong, 59 anos, do Guajuviras, acredita que “não adianta ter conhecimento geral se não tiver estudo. Quem sabe agora eu possa pensar em fazer uma faculdade. É o meu sonho”.

Texto: Nathália Ely
Edição: Clarissa Colares