A organização das festividades da 30ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá de Canoas se reuniu, nesta quinta-feira (31), no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), para definir as medidas de segurança na ocorrência de possíveis temporais. De acordo com a Defesa Civil do município, há alerta para eventos de chuvas fortes e ventos, além do risco de queda de raios.
Tradicional nos festejos, a procissão fluvial exigirá mais atenção nessas condições. O alerta é reforçado aos condutores de pequenas embarcações que desejam participar do trajeto na água até a Praia do Paquetá. “São fortes núcleos de chuva previstos para sábado e os ventos são perigosos para a navegação, principalmente se tratando de barcos pequenos. Nós estaremos monitorando até a hora do evento, mas já queremos deixar a população avisada para alterações na programação da procissão fluvial”, destaca o secretário especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco.
No caso da procissão terrestre, em caso de chuva, a paróquia Sagrado Coração de Jesus, uma das organizadoras da procissão, garantiu a presença de dois ônibus para o deslocamento até a Praia do Paquetá. “Estaremos tomando todos os cuidados para que os fiéis possam prestar as suas homenagens com segurança”, reforça o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha.
A Prefeitura de Canoas ainda contratou dois guarda-vidas civis para o deslocamento fluvial. A Marinha do Brasil foi contatada e estará presente no momento do embarque para a procissão a fim de monitorar as condições das embarcações e a possibilidade de cancelamento do trajeto.