Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/10-12-24-LANÇAMENTOS-Guarda-Municipal_alisson-moura-010.jpg

Prefeitura assina reajuste da Bolsa Formação da Guarda Municipal

Valor do benefício não havia sido revisado desde a implementação, em 2010
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

Durante o lançamento do Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social – Canoas Mais Segura 2024 a 2029, nesta terça-feira (10), o prefeito Jairo Jorge assinou o reajuste do benefício municipal do Bolsa Formação da Guarda Municipal (GM) de Canoas. A correção financeira foi proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal, na semana passada, tendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como base.

A medida da Administração Municipal busca atualizar um valor defasado e que não havia sido revisado desde a sua implementação, em 2010. Com a atualização, o Bolsa Formação passa a R$ 923,68, ante o valor mensal de R$ 443,00, da época da sua criação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Canoas, o Bolsa Formação busca apoiar financeiramente e incentivar os integrantes da GM a participarem de qualificações e capacitações, além de servir como um meio de valorização profissional e um caminho para disponibilizar melhores condições de trabalho e remuneração.

Homeagem aos servidores que atuaram na enchente
Dentro das ações de valorização dos agentes da GM, também foi descerrada uma placa em homenagem aos servidores que atuaram nos resgates, acolhimentos e segurança durante a enchente de maio. A estrutura recebe a inscrição dos 128 guardas e será fixada no hall de acesso ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na sede da SMSP, no bairro Marechal Rondon.

O reconhecimento dos gestores ocorre frente a coragem de cada um dos guardas e demais profissionais da Segurança, que ajudaram a salvar, orientar e apoiar quem precisava, em momentos de risco e aflição impostos pela adversidade da força da natureza. Segundo os idealizadores da homenagem, os agentes não mediram esforços, mesmo muitos daqueles que também foram, diretamente ou indiretamente, atingidos pela cheia.

“A maior parte dos guardas municipais acabaram atingidos, inclusive alguns perderam tudo, e mesmo assim tiveram o compromisso com a comunidade, de estar em serviço, trabalhando em uma escala exaustiva para fazer os diferentes atendimentos. Nós, da Guarda Municipal, nos reinventamos e atuamos muito dentro da água, inclusive com barcos, o que era uma coisa diferente para nós”, disse o diretor da GM de Canoas, Elizandro Silva.

Viaturas estão recebendo nova identidade visual
A nova identidade visual da frota da GM também foi apresentada nesta terça-feira. Com um design moderno, os veículos estão com símbolos e traços mais claros e visíveis, com um aspecto mais acessível e amigável para a relação de confiança com a comunidade. O azul, cor oficial das Guardas do Brasil, segue predominante e apresenta elementos inspirados no padrão internacional de reconhecimento de polícia comunitária, como a faixa quadriculada em toda extensão dos veículos. A nova identidade enfatiza um senso de unidade e coesão dentro da força e não esquece dos valores e da missão da instituição.

Três veículos Toyota Yaris, uma caminhonete, um micro-ônibus, a base móvel da corporação e duas motocicletas já estão com novo layout. Os demais receberão a logotipagem na sequência.

Escritório de Comunicação

[addtoany]