Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/14-01-lago-capao-do-corvo_Alisson_Moura-14-125x125.jpg
Meio Ambiente

Prefeitura de Canoas desenvolve plano de paisagismo para o Parque Capão do Corvo

Iniciativa tem como objetivo criar espaços mais sombreados, permitindo maior utilização da população no verão
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Como parte do projeto de revitalização do Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Escritório de Projetos, desenvolveu um plano de paisagismo para o local. A iniciativa tem como objetivo o plantio de espécies vegetais arbóreas, criando maior ambiência, com espaços mais sombreados, permitindo melhor utilização por parte da população, principalmente no verão.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, os conceitos visam qualificar o bem-estar dos usuários. “Com as temperaturas cada vez mais elevadas, necessitamos criar um microclima, para maior conforto na utilização dos espaços. Vamos focar no sombreamento dos caminhos internos e calçadas, onde os usuários poderão caminhar ou praticar exercícios com maior conforto térmico”.

A engenheira responsável pelo projeto, Jerusa Peixoto de Mattos, explicou como será feito o processo. “Tiramos partido do projeto executado nos espaços que são utilizados para contemplação do lago, com espécies ornamentais de menor porte, que no verão oferecem sombreamento e no inverno permitem a passagem da luz solar, para maior aquecimento. Ainda, pretendemos criar um pomar, dentro dos espaços vazios do parque, com espécies nativas frutíferas, desde árvores a arbustos”.

O projeto de paisagismo ainda visa dar maior ênfase à ludicidade dos espaços onde estão os parquinhos, com túneis verdes, árvores com grande apelo estético e caramanchões, estrutura utilizada para dar suporte e acomodar os vegetais. Também será realizado o plantio de árvores que garantam o sombreamento e utilização mais confortável dos espaços, tanto para as crianças quanto para os pais, responsáveis e demais usuários.

Revitalização do Capão do Corvo

A área nova do Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), em frente ao ParkShopping Canoas, receberá um investimento de cerca de R$ 1 milhão. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Canoas e o shopping center. Está prevista a revitalização do mobiliário do Parque, incluindo bancos, brinquedos e calçadas e a recuperação da fonte das águas dançantes.

O investimento será realizado pelo próprio ParkShopping. Como contrapartida, a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, ficará responsável pela manutenção do espaço e o desenvolvimento do plano de paisagismo. Os trabalhos gerais iniciaram no dia 10 de fevereiro e tem duração prevista de cerca de 30 dias. Já o restauro da fonte levará mais tempo, cerca de três meses.

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Revisão: Valéria Deluca – PMC