Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/educacao-financeira-escolas_jader_rodrigues.jpeg

Projeto leva educação financeira a 800 estudantes da rede municipal

Alunos da EMEF Rondônia receberam a atividade.
Download Imagem Original

Foto: Jader Rodrigues/PMC

“Caio estava brincando com o gato da vizinha, quando achou uma moedinha de R$1,00. Então ele pensou: ‘O que dá para comprar com R$1,00’”. Assim começa a história que cerca de 800 alunos do 1º ao 3º ano de quatro escolas da rede municipal de Canoas ouviram nestas terça e quarta-feiras. Ao longo da narrativa, o personagem vai aprendendo a lidar com o dinheiro, o que pode comprar, ou não, com o valor que tem. A ação integra a Global Money Week (semana Global do Dinheiro, em português), iniciativa vinculada ao projeto Financinhas, promovida pelo Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) em parceria com a Secretaria de Educação. A intenção é que, por meio da contação de histórias, os pequenos possam ser iniciados na educação financeira.

Além de ouvir, as crianças também ganharam o livro com a aventura do Caio, para que também possam repercutir os ensinamentos em casa. A atividade aconteceu nas escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Gonçalves Dias, Guajuviras, Assis Brasil e Rondônia, atendendo às quatro regiões do município.

A diretora da EMEF Rondônia elogiou a iniciativa. “A temática é muito importante para a escola, já para eles aprenderem a lidar com essa questão e levarem para as vidas deles”, destacou, lembrando que os estudantes nessas faixas etárias, de 6 a 10 anos, estão no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, então o livro também é um presente valioso.

Conforme Lana Gonçalves, atendente do Sicoob, por meio de atividades lúdicas, a Global Money Week busca ensinar as crianças a economizarem desde cedo. “Explicar para elas a importância de ter um dinheirinho guardado para que possam, futuramente, adquirir algo que elas tenham a ambição de ter”, completou.

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes