Nesta quarta-feira (29), profissionais do Serviço de Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) promoveram uma oficina, em libras, sobre alimentação saudável para os estudantes da EMEF Vitória, que atende alunos surdos.
A apresentação foi realizada por duas estudantes de nutrição que fazem estágio na SMS. Uma das profissionais, Patrícia Gonçalves, comentou sobre o projeto. “Nós estamos trazendo para eles as quantidades de açúcar e sal nos alimentos mais consumidos, e já aproveitamos para mostrar uma mesa com os alimentos mais saudáveis”, explicou.
Patrícia também destacou que a iniciativa partiu de um projeto pessoal dela, sobre inclusão social de pessoas surdas em Canoas. “A proposta é trazer uma nutrição inclusiva para as crianças de uma parcela da população que têm pouco acesso e pouco conhecimento sobre essa área”, concluiu.
Um dos professores da escola, Claudionir da Silva, foi o responsável por fazer a interpretação para os alunos, e comentou sobre a atividade. “É sempre válido esse tipo de atividade nas escolas. Nós estamos sempre voltados para projetos interdisciplinares e ações como essa”, destacou.
Ao final da oficina, as nutricionistas entregaram para os estudantes laranjas personalizadas com desenhos dos próprios alunos, além de receitas de como fazer um refrigerante caseiro e saudável.