Com a intensificação da fiscalização para o cumprimento dos protocolos sanitários da bandeira preta de prevenção à Covid-19, de acordo com o modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, desde o dia 19 de fevereiro até este domingo (21), 1650 pessoas foram orientadas em relação à aglomeração, utilização de máscara e demais regras. Também foram contabilizados 618 locais fiscalizados, 157 notificados e 380 orientados.
O balanço da Secretaria de Segurança Pública de Canoas ainda mostra que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) recebeu aproximadamente mil denúncias pelo telefone 153 e pelo WhatsApp (51) 993014751. O número, entretanto, é ainda maior porque a Brigada Militar e a Polícia Civil também possuem canais próprios para receber denúncias, 190 e 197, respectivamente.
De acordo com o secretário da pasta, delegado Emerson Wendt, a quantidade de denúncias é maior do que a de locais fiscalizados porque, muitas vezes, um mesmo estabelecimento recebia mais de uma denúncia. “É importante destacar o comprometimento da população canoense no enfrentamento à pandemia, visto pelo alto número de denúncias. Além da fiscalização ostensiva, sempre tivemos a preocupação de trabalhar com a prevenção, com a orientação e conscientização de forma integrada com demais secretarias da Prefeitura de Canoas”, destaca o delegado.
Os números são das operações Integradas de Fiscalização e #AglomeraNão. As equipes de fiscalização são formadas pela Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e pelas secretarias do Meio Ambiente, de Transportes e Mobilidade, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e de Saúde, através da Vigilância Sanitária.
Confira o balanço da fiscalização de Canoas na bandeira preta (19 de fevereiro a 21 de março): Pessoas orientadas: 1650 Locais fiscalizados: 618 Número de notificações: 157 Número de orientações: 380 Número de interdições: 13 Número de multas: 6