Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/WhatsApp-Image-2022-06-03-at-14.38.48.jpeg

Urban 95: Escuta Infantil é realizada em forma de plenarinhas nas escolas municipais de educação infantil

 

Uma construção intersetorial está sendo realizada entre os órgãos da Prefeitura de Canoas para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, que é um dos objetivos com a implementação do projeto Urban 95 na cidade.

Esta semana, uma equipe da Secretaria Municipal da Educação e Gabinete do Prefeito esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Recanto do Filhote realizando a escuta de 34 crianças de Jardim II. Na oportunidade, os pequenos foram ouvidos pela Professora Juliane Gavião que é responsável pelas Formações da Educação Infantil da Escola Permanente de Formação Docente Profº Darcy Ribeiro.

Essa é a terceira plenarinha realizada para entender os anseios das crianças na construção de uma cidade adaptada para elas. Para fomentar o imaginário dos alunos, as professoras leram o livro “Meu Lugar no Mundo” do autor Patrício Dugnani, e então a partir dessa leitura, eles puderam expor suas ideias.

Os pedidos foram os mais diversificados possíveis, desde show de mágica, pracinhas com mais brinquedos, banheiros infantis até uma cidade de crianças com ruas para andar de bicicleta. “Tudo faz parte do imaginário dos pequenos, mas que pode ser adaptado e implementado de acordo com as nossas condições”, destacou Juliane.

Ainda segundo a Profª Juliane, que vem conduzindo os processos de escuta infantil, esse processo é fundamental para se investir em políticas públicas menos adultocêntricas. “No que se refere à Primeira Infância, além da aposta em um processo respeitoso e empático à perspectiva das crianças, estamos falando de algo mais amplo, da educação para a cidadania destas crianças”, lembrou.

URBAN 95
A iniciativa é uma parceria da cidade de Canoas com a fundação holandesa Bernard Van Leer, que pretende pensar o urbanismo das cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – altura média de uma criança de 3 anos.

Escritório de Comunicação PMC