O QUE É O GOOGLE FOR EDUCATION
É uma plataforma que colabora com a comunicação entre professores, estudantes, pais e colegas. Ela busca engajar, motivar os alunos com novas tecnologias e a possibilidade de novas estratégias na elaboração de aulas e para os alunos novas formas de estudar otimizando o tempo com recursos simples e eficientes. Também permite que os alunos estudem de uma maneira mais colaborativa, em qualquer lugar com recursos que facilitam a aprendizagem e com muito mais contato com seus professores e colegas.
Fotos: Colégio Einstein – São Paulo SP
Baixe o PDF com informações do projeto
FERRAMENTAS DA PLATAFORMA
Google G-Suite
Ele permite melhorar a dinâmica da sala de aula e o dia a dia de estudantes, educadores e profissionais da educação em suas atividades, dentro e fora das escolas, inovando a forma de ensinar e aprender.
Leia mais...
Google Sala de Aula
Os professores podem criar atividades utilizando qualquer tipo de conteúdo, bem como corrigir, atribuir notas e devolver de forma personalizada para cada aluno ou para toda a turma, agilizando assim os processos.
Leia mais...
Chromebook
Os Chromebooks são dispositivos baseados na Web que você pode compartilhar e usar para acessar a Internet, apps construtivos e extensões úteis. Com atualizações automáticas e segurança em várias camadas, eles estão sempre melhorando.
Leia mais...
O QUE É O G-SUITE FOR EDUCATION
CASES DE BOAS PRÁTICAS COM A PLATAFORMA

Fluxo de informações
Escolar elimina os obstáculos ao acesso a informações usando ferramentas integradas
Leia Mais
Dificuldades de aprendizagem
Escola ajuda os alunos a superar as dificuldades de aprendizagem com o Google for Education
Leia Mais
Aprendizagem colaborativa
As escolas públicas no Canadá, promovem a aprendizagem colaborativa com o G Suite
Leia Mais
Ensino bilíngue diferenciado
A proposta do colégio Maple Bear de Brasília foi oferecer ensino bilíngue diferenciado aos alunos
Leia MaisDesafio
O distrito escolar independente de Arlington (AISD, na sigla em inglês) tentou usar a tecnologia como parte de um plano estratégico, mas teve dificuldade na colaboração. O compartilhamento de informações envolvia a troca de vários e-mails com anexos criados em diferentes versões do Microsoft Word. O acesso aos documentos e o compartilhamento consumiam um tempo valioso das aulas.
O distrito também enfrentou o desafio de integrar realmente a tecnologia ao ensino e à aprendizagem. As escolas tinham laboratórios de informática com PCs e Macs, além de netbooks, iPads e laptops nas salas de aula, mas os planos de aula não integravam os dispositivos e a tecnologia à aprendizagem. Há dois anos, os moradores de Arlington aprovaram uma verba para aumentar o uso de tecnologias nas escolas locais por meio da adoção de mais dispositivos, que seriam disponibilizados nas salas de aula para alunos e professores. O AISD usou a verba recebida para criar um padrão mínimo de acesso à tecnologia em todas as salas de aula, priorizando a adição de dispositivos para os alunos usarem diariamente.
Solução
O AISD optou pelos Chromebooks para os alunos do terceiro ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio devido ao custo acessível, à facilidade de uso, à duração da bateria e à capacidade de atender às necessidades dos alunos de diferentes escolas e séries. Depois da introdução dos Chromebooks, os professores começaram a usar o G Suite for Education. Alguns professores começaram logo a usar o Google na sala de aula, e os administradores rapidamente perceberam a eficiência e a facilidade de uso. Atualmente, todos os alunos e professores usam o G Suite for Education.
A simplicidade do pacote ajudou na adoção. “Os professores compartilham documentos com os alunos instantaneamente por meio de links diretos e do Google Sala de Aula”, afirma Barry Fox, diretor de tecnologia instrucional do AISD. “Os alunos participam, criam e trabalham em grupos pequenos. Isso aumentou muito a colaboração.” “Em qualquer semana do ano letivo, são criados de 50 a 80.000 arquivos do Documentos Google”, destaca Jim Holland, especialista em tecnologia instrucional do AISD. “O Google se tornou uma expectativa. Os alunos, administradores e professores precisam saber fazer login no Google porque vários recursos estão vinculados à plataforma.”
Desafio
Margaret Kuzmicz, diretora de tecnologia da Carroll School, queria uma tecnologia que inspirasse os alunos a aprender, não que os desestimulasse. Os dispositivos Windows que a escola tinha na época eram confusos e lentos, e os alunos tinham dificuldade de usá-los. Além disso, era difícil para a equipe de TI fazer a manutenção deles em função dos problemas técnicos comuns que apresentavam. Segundo Margaret, “Gerenciar um ambiente Windows tinha muitos desafios. Eu precisava contratar funcionários temporários para preparar os dispositivos a cada ano”.
Como muitos alunos com transtornos de linguagem não se adaptam bem às estratégias tradicionais de leitura e escrita, a Carroll School queria oferecer uma tecnologia intuitiva que os ajudasse a se desenvolver na sala de aula. Pensando em uma solução melhor para os alunos, a escola percebeu que os dispositivos com tela touchscreen seriam mais fáceis para todos usarem, principalmente os alunos mais novos.
Solução
Em 2014, Margaret Kuzmicz trabalhou junto com vários departamentos da escola, incluindo as equipes de Administração e de Pesquisa e intervenção cognitiva, para encontrar uma solução que se adaptasse melhor às necessidades específicas da Carroll School. “Escolhemos o G Suite for Education, os Chromebooks com tela touchscreen e o Google Sala de Aula porque eles oferecem o tipo de experiência que os alunos precisam e merecem”, afirma Margaret.
Agora todos os alunos usam os Chromebooks com tela touchscreen na sala de aula para as atividades diárias e também para as provas. Os Chromebooks foram tão bem aceitos que, neste ano, os professores da Carroll School estão usando em um teste-piloto 40 dispositivos próprios com o plano de, em algum momento, todos os 100 professores usarem os Chromebooks em sala de aula.
Desafio
As escolas públicas de Edmonton queriam ampliar seus programas inovadores fornecendo ferramentas de colaboração on-line fáceis de usar para os alunos e professores. Apesar de o distrito já oferecer contas de e-mail hospedadas pelas escolas e softwares de produtividade clientes, o acesso à tecnologia era limitado, assim como o uso das ferramentas de colaboração on-line.
Os alunos podiam se conectar à rede sem fio do distrito, mas não podiam usar os softwares ou as ferramentas sem acesso seguro à VPN (rede privada virtual). Os professores também tinham dificuldade para usar os diferentes sistemas operacionais e softwares. Eles queriam criar uma comunidade de aprendizagem coesa e colaborativa para que os alunos pudessem trabalhar mais facilmente com os colegas e interagir com os professores de forma mais produtiva.
Solução
O distrito fez um programa-piloto com o G Suite for Education (chamado anteriormente de Google Apps for Education). Esse programa foi expandido lentamente. O G Suite for Education superou as expectativas, e o feedback foi muito positivo. A colaboração aumentou muito desde a migração para o G Suite. Os alunos e professores estão criando blogs sobre livros, resolvendo problemas de matemática com o Planilhas Google, compartilhando projetos e pesquisas com o Documentos Google e criando sites com links, imagens e vídeos com o Google Sites.
O G Suite também acabou com a dificuldade de lidar com diferentes sistemas operacionais e softwares em dispositivos móveis. Agora os professores podem compartilhar e recolher materiais e acompanhar o progresso dos trabalhos de casa e das tarefas de forma mais simples e eficiente. Acima de tudo, o G Suite aumentou a criatividade dos alunos e o entusiasmo pela aprendizagem e pela colaboração.
Ao levar a tecnologia para a sala de aula, a escola conseguiu falar a mesma linguagem do aluno. Investiu na capacitação dos seus 130 professores do ensino médio e fundamental nas tecnologias GSuite e em Chromebooks para seus 1750 alunos. Com 21 professores certificados Educador Google Nível 1, 10 em Nível 2 e 1 Trainer, o Colégio Maple Bear Brasília é Escola de Referência Google for Education.
Resumo
A proposta do colégio Maple Bear Canadian School Brasília é oferecer ensino bilíngue diferenciado a seus alunos. No último ano, a direção da escola percebeu a necessidade de potencializar o alcance e eficiência da abordagem de ensino através do uso de tecnologias para ensino e aprendizagem, inserindo a escola no contexto educacional do século XXI. A Foreducation foi o parceiro Google for Education que acompanhou o colégio neste processo.
O que queriam fazer
• Atualizar as práticas pedagógicas com a linguagem dos alunos.
• Otimizar o tempo do professor.
• Melhorar a comunicação entre professor e coordenação.
O que fizeram
• Capacitação dos professores no uso da tecnologia Google for Education.
• 350 Chromebooks e 62% de usuários ativos em G Suite.
O que alcançaram
• Certificação Escola de Referência Google for Education.
• Escola e aluno integrados numa mesma linguagem.
• Aulas mais dinâmicas e alunos mais engajados.
• Otimização do tempo do professor e agilidade na organização e planejamento de tarefas.
• Redução do número de reuniões presenciais.
Desafio
A escola sentiu a necessidade de atualizar as práticas pedagógicas com a linguagem dos alunos, buscando engajá-los com aulas mais interativas e dinâmicas. Entre os professores, o desafio era otimizar seu tempo com as atividades pedagógicas e melhorar a comunicação professor-coordenação.
Solução
Com a utilização do G Suite for Education e os Chromebooks, o colégio Maple Bear conseguiu tornar o ensino mais atrativo para os estudantes. Como a tecnologia já faz parte do seu dia-a-dia, foi naturalmente muito bem recebida em sala de aula, contribuindo para um maior engajamento nas atividades propostas, individualmente ou em equipes.
Isso foi possível por meio da capacitação dos professores no uso da tecnologia para a educação. Eles precisavam entender, na prática, a funcionalidade e o papel da tecnologia na maximização do processo de aprendizado. Isso deu a eles uma nova visão de seu próprio papel como educador, desencadeando outros elementos positivos como o protagonismo dos alunos e a organização de tarefas pelos próprios docentes.
A qualificação técnica dos professores foi essencial para que se sentissem confortáveis com o uso das ferramentas educacionais Google. E incorporá-las ao dia-a-dia de suas aulas foi um passo natural. O processo teve sucesso desde o seu início. Nos seis primeiros meses do projeto, mais de 2.500 documentos haviam sido compartilhados no Google Drive, o que comprova a receptividade de professores às possibilidades de colaboração com uso dos recursos Google for Education. Como consequência, o colégio foi capaz de envolver seus alunos no uso constante da plataforma na nuvem, trazendo ganhos na interação entre colegas e professores e na organização e colaboração dos conteúdos aprendidos. Isso também promoveu uma melhora de seus resultados escolares. Toda a transformação digital vivida pelo colégio Maple Bear Brasília resultou na sua certificação como Escola de Referência Google for Education.
“Para mim o Google for Education é uma excelente ferramenta de apoio ao professor e aos alunos. Nos propicia trabalhar os conteúdos de forma interativa. Permite aos alunos maior eficácia na realização de trabalhos em grupo. Auxilia nas atividades de aplicação dos conhecimentos adquiridos, com o uso do Google Forms, por exemplo e até em avaliações. O Google Classroom nos permite uma comunicação rápida com os alunos. É um recurso que aumenta o interesse deles e melhora seu desempenho, já que estão cada vez mais engajados com o uso da tecnologia”. Karla Anjos, professora de Português.
EDUCAR COM TECNOLOGIA DENTRO DAS DIRETRIZES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO
A proposta pedagógica do Google for Education está vinculada e atualizada com a educação. Dentro da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estamos focando na comunicação e na utilização das diferentes linguagens, sendo elas verbal, corporal, visual, sonora e digital. Também estamos tratando da Cultura Digital, que trabalhe com os alunos o uso da tecnologia de forma responsável e crítica, sendo como consumidor ou produtor de conteúdos. Estamos vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
PROJEÇÃO DE ESCOLAS USANDO A PLATAFORMA
AGENDA E CAPACITAÇÕES
II Encontro de formação Os professores selecionados participam de formação presencial de 8 horas, sobre as ferramentas Google e experiência de sala de aula virtual. |
II Encontro formação Os professores selecionados participam de formação presencial de 8 horas, sobre as ferramentas Google e experiência de sala de aula virtual. |
NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO


Projeto da Professora Maluquinha completa 25 anos com parabéns, contação de histórias e velinhas
LER MAIS