Instituído pela da Lei Municipal Nº 5386, de 19 de maio de 2009, o Observatório de Segurança Pública de Canoas iniciou suas atividades em maio de 2010.
O Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC) foi constituído por sociólogos e geógrafos com um perfil aplicado à prática e às ferramentas de inteligência (como os softwares de análises estatísticas e de georreferenciamento, além das inovadoras técnicas de pesquisa).
Iniciou formalmente suas atividades em 2010 e constitui-se num centro de pesquisa social aplicada à segurança pública. Foi implementado, inicialmente, com recursos advindos do Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, e da Prefeitura Municipal de Canoas, e transformado institucionalmente em política pública através da Lei Municipal nº 5386, passando a ser financiado pela Prefeitura, com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar as atividades realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), sendo atualmente executado pela Fundação LaSalle.
O OSPC é uma ferramenta estratégica inovadora que auxilia o trabalho dos gestores públicos da área de segurança da cidade de Canoas. Serve como base para o planejamento de políticas públicas e estratégias de enfrentamento da violência urbana, possibilitando à administração pública uma gestão mais inteligente dos recursos empregados, aumentando a segurança e a qualidade de vida da população do município.
Atualmente, os principais indicadores criminais monitorados pelo Observatório são: Mortes Violentas (homicídio, latrocínio, encontro de cadáver, mortes decorrentes de confronto com a polícia e feminicídio), Violência contra a Mulher, Furto e Roubo de Veículos. O Observatório ainda acompanha indicadores de violência escolar e contribui com os projetos de prevenção à violência desenvolvidos no âmbito da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal, seja realizando diagnósticos territoriais ou desenvolvendo a avaliação dos diferentes programas executados.
Contamos com a parceria de instituições estaduais que são fonte de informações para os nossos indicadores, como a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, bem como órgãos da administração pública municipal, como a Secretaria de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social, Centro de Referência para Mulheres, Instituto Canoas XXI, entre outros.