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Professoras voluntárias atendem crianças nos bairros Guajuviras e São José
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Foto: Thiago Guimarães
Um grupo de professoras voluntárias tem feito a diferença no dia a dia de mais de 150 crianças e adolescentes atingidas pelas enchentes em Canoas. Com o projeto intitulado “Levando Alegria para as Crianças”, sete docentes têm se dedicado a atividades que vão desde a alfabetização ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais de alguns acolhidos. As escolas beneficiadas são as EMEFs Erna Würth, Guajuviras e Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras, e o Centro Esportivo São José, no bairro São José.
A iniciativa começou com a professora da rede municipal Maite Santarém. Sensibilizada pela necessidade de acolhimento emocional das crianças, ela procurou alguns abrigos da Prefeitura e ofereceu apoio. “As crianças precisam ser muito acolhidas. Se os adultos estão sofrendo, imagina eles. A ideia era realizar atividades para trabalhar todos os sentimentos vividos durante as enchentes”, explica Maite.
Depois, Maite encontrou as professoras da rede estadual Clotilde Batista e Tatiana Fátima Alves Corrêa fazendo trabalhos voluntários com as crianças. Junto com outras educadoras, elas se uniram e criaram o projeto “Levando Alegria para as Crianças”. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira e incluem aulas de reforço escolar, Educação Física e participação no Círculo de Construção de Paz, onde são trabalhados sentimentos e emoções. O projeto conta com materiais didáticos enviados pela Prefeitura de Chapecó (SC).
Uma das voluntárias, a professora Márcia Eliane da Silva, residente em um dos bairros afetados pelas enchentes, relata sua motivação para participar do projeto. “As crianças precisam ter esse apoio neste momento, pois estão fora da sala de aula. Nós, que temos a educação como caminho de mudança para um mundo melhor, também precisamos estar aqui e participar de atividades como essa. Faz bem para todos”, define.
Escritório de Comunicação