Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/REDUZIDAS_16.06.2024-LIMPEZA-MATHIAS-JULIANAREIS-13.jpg

Com plano de contingência e forças-tarefas, danos pelas chuvas são minimizados em Canoas

Diferentes equipes estiveram em ação durante todo o final de semana
Download Imagem Original

Foto: Juliana Reis

Com forças-tarefas nas ruas, atenção especial às Casas de Bombas e ao sistema de drenagem pluvial, a partir de um plano de contingência da Prefeitura de Canoas para a previsão de chuva intensa, diversas equipes estiveram mobilizadas para o atendimento de ocorrências no final de semana. Ações preventivas de limpeza da microdrenagem da cidade (bocas de lobo) nos locais com risco de alagamento foram executadas por dezenas de equipes de limpeza, com a preocupação de que entulhos e outros materiais resultantes da enchente de maio obstruíssem a captação das águas da chuva nas ruas.

No final da tarde de domingo (16), residências da rua Primeiro de Março, na Vila Real, bairro Marechal Rondon, e da rua Bartolomeu de Gusmão, do Fátima, haviam sido atingidas por alagamentos. Imediatamente, equipes que já trabalhavam nas ruas, prestaram atendimento e efetuaram desobstruções nos locais. Antes disso, entre a tarde de sábado e manhã de domingo, equipes da Defesa Civil não encontraram pontos com lâminas de água expressivas, que representassem riscos aos imóveis.

Volumes de chuva

Em meio a instabilidade potencializada com avanço de frente fria, na tarde de sábado (15), as pancadas tiveram início por volta das 16h, com precipitações oscilando entre fracas a moderadas. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), do início da chuva até o horário das 17h de domingo (16), os volumes acumulados eram de 83,1 milímetros, correspondentes ao período de 26 horas. A projeção de pancadas mais volumosas, de acordo com os institutos de meteorologia, era aguardada para o período do domingo. Em um período de 17 horas do dia, o acumulado observado no município era de 65,4 mm.

As subprefeituras foram abertas e oito pontos de referência estipulados, segundo a Defesa Civil, em torno de 70 pessoas de diferentes locais da cidade foram encaminhados para abrigos municipais, seja por orientação da Defesa Civil ou por vontade própria de deixar o endereço.

SOS Canoas

A Prefeitura de Canoas segue com o canal do whatsApp SOS Canoas (51 3236-2000) à disposição da comunidade. A ferramenta de comunicação dispõe de três novas funcionalidades: pedidos de novo abrigamento, solicitação de resgate e informações sobre pontos de alagamento. O número não recebe ligações, mas apenas mensagens.

Texto: Fábio Radke
Edição: Escritório de Comunicação

[addtoany]