Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/sub-foto-brasao-prefa-portal.png

Fundos da Criança e do Idoso de Canoas são os que mais receberam destinação do IR no Rio Grande do Sul

Por meio das campanhas nacionais para destinação do Imposto de Renda, por conta da catástrofe climática em maio, pessoas físicas de todo país destinaram mais de R$ 8,5 milhões do Imposto de Renda aos fundos de proteção da pessoa idosa e criança e adolescente. Canoas é a cidade campeã de arrecadação no estado.

A destinação se dá por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), que fazem a gestão dos valores recebidos — são 49,9% para o Fundo da Pessoa Idosa, e 50,1% para o Fundo da Criança e Adolescente.

Em Canoas, 61 entidades cadastradas no COMDI, que foram atingidas direta ou indiretamente, serão beneficiadas. Para isso elas terão de apresentar projetos de reconstrução e atendimento. As outras organizações sociais poderão receber kits conforme o tipo de atendimento que prestam.

Para a secretária executiva do COMDI, Camila Ferreira, os valores doados são motivo de comemoração. “Nossa gratidão pelo apoio vindo de todo o país no momento mais desafiador. Depois, esperança de que será possível reconstruir. Temos motivos e força para voltar a sorrir”, disse . Camila lembra que o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem dez anos e, ao longo de todo esse período, muitos conselheiros trabalharam para que fosse possível o financiamento de ações em prol das pessoas idosas com essa fonte.

Morando há  mais 16 anos em São Paulo, a administradora de empresas Márcia Braga Boll, natural de Santa Cruz do Sul, destinou o seu IR devido para Canoas, pois o município foi um dos mais afetados no Rio Grande do Sul . “Era o desejo ajudar em qualquer uma das frentes. Escolhi Canoas que foi uma das cidades mais afetadas, teve 11 lares de idosos atingidos pelas enchentes, que precisaram de remoção e puderam ser remanejados para outros locais, justamente por esse importante trabalho do Conselho, feito com carinho e cuidado”, ressalta.

Texto: Juliana Turatti
Edição: Escritório de Comunicação

[addtoany]