//
Parceria com o CREA-RS agiliza vistoria e laudos das escolas municipais
Download Imagem Original
Foto: Juliana Reis
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do RS (CREA-RS), realiza, entre os dias 2 e 6 julho, a vistoria e e a emissão de laudos técnicos de prédios das instituições de ensino, localizados no lado Oeste da cidade, após as enchentes. A medida visa trazer celeridade para o início de reformas elétricas e estruturais para que sejam retomadas as aulas, o mais breve possível, em 40 escolas da cidade.
O secretário municipal de Educação, Aristeu Ismailow, reforça a importância da parceria com o CREA-RS e o auxílio de profissionais capacitados para atender a demanda no pós-enchente. “Esse trabalho do CREA-RS também ajuda a Prefeitura de Canoas, porque os engenheiros e arquitetos da administração municipal estão com uma demanda acima da média e isso envolve as vistorias das residências atingidas, a fiscalização dos diques e a pavimentação das vias. Então, ciente desta dificuldade de recursos humanos, neste momento delicado pra nossa cidade, nós pedimos esta parceria que vai proporcionar que o retorno das aulas ocorra da forma mais breve possível”, afirma.
O coordenador do CREA-RS, Marcelo Soares Saldanha, responsável pela operação de vistoria nas escolas, explica que a missão dos engenheiros é emitir um laudo que dê a dimensão exata das reformas necessárias em cada um dos prédios. “Nós realizamos uma análise para entender, de forma prévia, como ocorreu a inundação, identificar quais os equipamentos que foram prejudicados e quais as soluções que devem executadas para o pleno funcionamento do prédio”, destaca.
Trabalho nas escolas municipais
Os engenheiros do CREA-RS estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, no bairro Rio Branco, nessa terça-feira (2). A diretora Gisele Oliveira Moraes conta que houve prejuízos com equipamentos, mobiliários e eletrodomésticos, além de toda a parte elétrica, pois o primeiro piso do prédio ficou totalmente submerso. “Tivemos inúmeras dificuldades, mas estamos nos organizando. A primeira etapa da limpeza já foi realizada, estamos recebendo novos mobilliários e equipamentos da Secretaria da Educação e, agora, com a visita do CREA-RS, iremos recuperar a infraestrutura para recebermos em breve os nossos estudantes”, ressalta.
Texto: Diego da Costa
Edição: Escritório de Comunicação