Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/09/12-09-24-PESSOAS-NA-CHUVA-BANCO-DE-IMAGENS-FRANBECK-5.jpeg

Prefeitura de Canoas mobiliza equipes frente ao risco de temporais

Alerta da meteorologia está vigente das 19h desta quarta-feira (6) até as 13h de quinta-feira (7)
Download Imagem Original

Foto: Fran Beck

Em reunião na manhã desta quarta-feira (6), representantes de diferentes secretarias e subprefeituras traçaram estratégias para o enfrentamento a eventuais transtornos diante o risco de temporais na cidade. A partir de atualizações das previsões meteorológicas, o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) alerta para a possibilidade de tempestades a partir das 19h desta quarta-feira (6) até as 13h de quinta-feira (7).

Com as condições climáticas adversas previstas pelos meteorologistas, as subprefeituras estarão em regime de plantão. Os canais de comunicação são os seguintes:
Subprefeitura Sudoeste – Rio Branco: (51) 99357-5585
Subprefeitura Sudeste – Niterói: (51) 3475-2525
Subprefeitura Nordeste – Estância Velha: (51) 99815-0012
Subprefeitura Noroeste – Mathias Velho: (51) 99241-2644
Subprefeitura Centro – (51) 98255-1412.

A Defesa Civil também disponibilizou rolos de lona para uso em caso de necessidade.

Segundo o Eclima, os prognósticos indicam chance de chuva forte a torrencial característica do período de verão, a princípio, de curta duração, com potencial de alagamentos. Os volumes podem ser de cerca de 50 milímetros. As precipitações devem ocorrer com raios e vendavais isolados, que podem causar estragos. Há probabilidade de ocorrência de granizo durante o período de instabilidade.

Com atenção do Escritório de Participação e Mobilização (Epar) e da Secretaria Municipal de Obras (SMO), as oito casas de bombas terão plantão de equipes a partir das 19h desta quarta até as 12h de quinta. As estruturas também possuem geradores à disposição em caso de falta de energia elétrica. A mobilização conta com o suporte de motobombas, assim como retroescavadeiras e caminhões-caçamba para o enfrentamento de acúmulos de água. Equipes da Defesa Civil já estão mobilizadas e em alerta para dar suporte em situações de alagamentos ou danos causados pelos ventos.

A tecnologia das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), situado na sede da Segurança Pública de Canoas, também será empregada para auxiliar nas movimentações estratégicas de atendimentos a casos de alagamentos em vias públicas, necessidade de sinalização ou mesmo isolamento de áreas específicas, em casos de risco. Equipes de Agentes de Trânsito, de responsabilidade da SMTM, assim como efetivo da Guarda Municipal (GM), da área de Segurança Pública, também estarão de prontidão no auxílio de possíveis demandas.

Telefones de emergência
Situações de emergência relacionadas à chuva, como pontos de alagamentos, destelhamentos causados por ventos ou granizo, resgates e quedas de árvores podem ser informadas pelo SOS Canoas (51) 3236-2000, a partir das 19h desta quarta ou antes desse horário, em caso de necessidade. O número não recebe ligações, mas apenas mensagens.

A Guarda Municipal (GM) também está de prontidão pelos telefones 153 ou (51) 3236-3888.

Eventuais demandas de necessidade de sinalização de ruas, devido à queda de árvores ou alagamentos, devem ser repassadas à Diretoria de Trânsito, pelo número 156.

As secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSU) e de Meio Ambiente (SMMA) também estão mobilizadas e com cinco equipes de sobreaviso. No período da noite e madrugada, as pastas terão duas retroescavadeiras e quatro caminhões em cada um dos dois lados da cidade (Leste e Oeste), a partir das 22h e até as 6h de quinta. Após esse horário, o efetivo de maquinário aumenta para duas retroescavadeiras e quatro caminhões por subprefeituras. Além disso, a empresa Henerge fica à disposição para ações emergenciais de podas, remoção e retirada de vegetação a pedido da SMMA.

Monitoramento de prédios públicos
As secretarias de Educação e Saúde irão monitorar as condições dos prédios públicos durante o evento climático. Casos de sinistros nessas estruturas e eventuais prejuízos em serviços serão comunicados para planejamento da Gestão de Crise. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) já assegurou um local para o recebimento de pessoas que necessitarão de abrigo. Equipes da Defesa Civil serão responsáveis pela o deslocamento dessas pessoas.

Escritório de Comunicação

[addtoany]