//
Peça Mulheres de Machado encerra a programação desta segunda-feira (25) na 39ª Feira do Livro
Download Imagem Original
Foto: Bruna Ourique
Com o Auditório Sady Schwitz lotado, a 39ª Feira do Livro de Canoas encerrou a programação desta segunda-feira (25) com o espetáculo Mulheres de Machado. Dirigida pela professora Lúcia Regina Lucas da Rosa, patrona da feira, em parceria com Plínio Mosca, a peça é um tributo emocionante à literatura brasileira e ao poder transformador da arte.
Encenada por alunos e professores da Universidade La Salle, a obra reúne personagens femininas de diversas criações de Machado de Assis, tendo como cenário a histórica Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. Durante a narrativa, os diálogos conduzidos pelo próprio autor revelam costumes, ideias e o contexto cultural do final do século XIX, entre os anos de 1880 e 1890. Por meio dessa composição, a peça proporciona uma análise rica da cultura, destacando o valor da literatura e do teatro como expressões artísticas atemporais.
A apresentação foi marcada pela participação da patrona, que celebrou a conexão entre a literatura e o teatro. “Hoje é o dia em que a patrona vira personagem, sai do livro e vai para o palco. É uma emoção muito profunda, porque estou aqui com alunos, colegas professores e plateia. Trazer Machado de Assis para a imortalidade, no palco, é mostrar que as suas ideias são atemporais. Ele ironizou a sociedade da época e provou ser o mestre que continua sendo até hoje”, afirmou.
Escritório de Comunicação