//
Canoas recebe fase piloto do programa Família+ no Rio Grande do Sul

Download Imagem Original
Foto: Bruna Ourique / PMC
A cidade de Canoas recebe a fase piloto do Programa Família+ no Rio Grande do Sul. Inspirado em modelos bem-sucedidos em outros estados, como Ceará e nos municípios do Recife, em Pernambuco, e Cascavel, no Paraná, a iniciativa desembarca em solo canoense e em Eldorado do Sul, os dois primeiros municípios gaúchos que adotarão diversas práticas educativas que buscam ampliar a relação família-escola em unidades de ensino que atendem crianças de zero a cinco anos. Nesta quarta-feira (19), membros de equipes diretivas das duas cidades participaram de capacitação nas dependências da Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, situada no Centro. A qualificação foi promovida por representantes do Espaço Ara que, junto à Fundação Van Leer, são responsáveis pelas etapas de co-criação e implantação do programa.
“O município de Canoas, junto com Eldorado do Sul, está fazendo a adesão ao Programa Família+, que em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul e o Espaço ARA, nos dão todo o suporte da metodologia teórica, prática e pedagógica. O objetivo da implementação do projeto é aproximar a relação família-escola e promover o bem-estar dos cuidadores, em específico na figura feminina, a pessoa que faz a função materna, como mãe ou avó, por exemplo. No dia de hoje (19) estão acontecendo rodas de conversas e a disponibilização de materiais impressos e vídeos. Em prol dessas cuidadoras serão pensadas estratégias de autocuidado e o trabalho das habilidades socioemocionais, assim como para o desenvolvimento das crianças”, afirma a assessora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Juliana Cristina da Silva.
Os participantes da atividade na Escola de Formação, que são membros de equipes diretivas de 16 escolas de Educação Infantil de Canoas, e de 19 unidades de ensino de Eldorado, estudaram os pilares da projeto e receberam um manual do Família+. “Canoas vai ter um papel importante nesse processo evolutivo de co-construção, para que realmente possamos estar atendendo e trazendo algo que seja significativo aqui no Estado. Estamos iniciando o processo de formação e nesse processo vamos contar também com diretores, coordenadores, para que eles possam mostrar não só aquilo que está funcionando, mas também qualquer desafio que eles possam estar tendo para que possamos fazer os ajustes”, afirma a diretora do espaço ARA, Ana Luiza Colagrossi.
Pontos que serão trabalhados
O manual possui uma versão preliminar com logo e marcas d´água em todas as páginas a fim de orientar todas as estratégias e ações práticas previstas. Os professores da rede também serão mobilizados, a partir de futuros encontros ao longo do ano letivo dentro de um processo reflexivo pensando o progresso do programa. A formação inicial destacou uma introdução ao Família+ (conceito, objetivos e estrutura, a importância do bem-estar dos pais/responsáveis, princípios da ciência comportamental: estratégias para engajamento, uso de mensagens estruturadas como ferramenta de apoio às famílias, dinâmica das reuniões e rodas de conversa: como facilitar encontros e promover participação ativa dos cuidadores, papel dos gestores, coordenadores e pontos focais na implementação e monitoramento do programa e planejamento das ações nos municípios e escolas participantes.
Sobre o programa
O Família+ é uma estratégia desenvolvida para fortalecer o bem-estar e a participação das famílias no ambiente escolar, promovendo o bem-estar dos pais, bem como entre famílias e escolas. A iniciativa utiliza ferramentas inovadoras para apoio à parentalidade e autocuidado, contribuindo para o fortalecimento das relações e do desenvolvimento infantil.