O processo de melhorias nas escolas da rede municipal de ensino continua sendo promovido por parte da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME). Os trabalhos de restauro e manutenção vem sendo contínuos para que as estruturas ofereçam as melhores condições para os estudantes.
No bairro Igara, a EMEF Castelo Branco, a empresa terceirizada à serviço da SME efetuou trabalhos de reforma elétrica, ajustes nos corrimões em torno das rampas e escadas, ampliação do portão de entrada e, segunda-feira (14), está prevista a instalação de uma sala modular para uso como refeitório. As aulas foram suspensas na quinta e sexta-feira, para as intervenções na parte elétrica, e o retorno dos alunos está mantido para segunda.
A diretora da EMEF Castelo Branco, Alice di Franco, comemorou as melhorias necessárias e identificadas no começo do ano letivo. “A gente tem um grupo de mães muito engajadas que entraram em contato com a SME, onde foram recebidas, e a partir disso, vem se desenvolvendo melhorias aqui na escola. Estão fazendo agora os corrimões e ainda vamos receber um refeitório. E acreditamos que esses problemas agora estão resolvidos”, disse.
A equipe diretiva recepcionou o prefeito Airton Souza, vice-prefeito Rodrigo Busato, a secretária da SME, Beth Colombo, integrantes do governo, representantes dos pais e os vereadores José Patrício e Dario Silveira. “O problema com a energia aqui da escola e que causou a preocupação da comunidade escolar já foi solucionado. Estamos em um processo de reconstrução da nossa cidade e sabemos que, certamente, seremos contatados pelas escolas e sempre vamos ter o comprometimento de buscar solucionar esses problemas’, disse o prefeito Airton.
A EMEF Castelo Branco atende, atualmente, cerca de 500 alunos. “Havia uma suspeita de que em algumas partes dos corrimões dava choque, portanto, resolvemos suspender as aulas. Agora, toda a rede está sendo verificada e aproveitamos também para fazer uma revisão da estrutura da escola”, disse a secretária da SME, Beth Colombo. Ainda segundo ela, esse esforço de recuperação das unidades de ensino já vem sendo feito desde janeiro, em paralelo com a dedicação e cuidado com o lado pedagógico do ensino.