Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/Luana.jpg

Professora da rede municipal de ensino representa Canoas em evento internacional na Argentina

Luana durante apresentação dos projetos
Download Imagem Original

Foto: Divulgação

A professora da rede municipal de ensino, Luana Vieira é a representante de Canoas e a única brasileira na programação do evento Encuentro Internacional “Educación e Innovación: Estrategias desde lo Local”, na Argentina. A programação ocorre nos dias 24 e 25, na cidade de Villa María, na Província de Córdoba. Luana apresenta o painel “Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis ​​e Programa de Embaixadores da Justiça Climática”, ao meio-dia desta sexta-feira (25), diante o público de diferentes países da América do Sul.

Os dois projetos canoenses de educação ambiental e sustentabilidade desenvolvidos pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), estão entre as iniciativas promovidas pelo Município em parceria com o ICLEI, organização não governamental mundial que promove o desenvolvimento sustentável. O órgão internacional fornece consultoria técnica para governos municipais para atender aos objetivos das práticas sustentáveis.

“As escolas organizam comitês com os jovens que participam das propostas para desta forma promover a sustentabilidade e conhecimento para os colegas e comunidade escolar. Os estudantes ainda recebem instruções sobre mudanças climáticas, plantio de árvores com metodologias didáticas e camisetas da Plan for the Planet e o certificado de Embaixadores”, explica Luana, que coordena  ambos os projetos.

Em Canoas, oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede de ensino possuem o selo “Canário da Terra”, que atesta ações internas do Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis. São elas: Paulo Freire, Santos Dumont, Nelson Paim Terra, Sete de Setembro, Jacob Longoni, Rio Grande do Sul, Arthur Oscar Joquins e Thiago Wurth. Já por meio do Programa de Embaixadores da Justiça Climática, mais de 900 alunos dessas mesmas instituições foram certificados e mais de 400 árvores nativas plantadas em unidades de ensino, parques e no Capão do Corvo.

 

[addtoany]