Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/jovens-rio.jpg

Jovens do Programa de Aprendizagem Profissional participam de atividade na bacia do Rio Gravataí

Alunos às margens do Rio Gravataí, no bairro Niterói, em Canoas
Download Imagem Original

Foto: SMSP / Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (25), os jovens assistidos pelo Programa de Aprendizagem Profissional da Prefeitura de Canoas participaram de atividade integrativa às margens da bacia hidrográfica do Rio Gravataí, no bairro Niterói. A turma integra o projeto municipal que estabelece que empresas de médio e grande porte contratem aprendizes, com idade de 14 a 24 anos, mediante qualificações gratuitas. A programação fora das quatro paredes mobilizou ainda alunos da Escola SENAC, além de integrantes dos programas de Prevenção às Violências da Secretaria Municipal da Segurança Pública (SMSP) e da ONG SOS Mata Atlântica.

De acordo com a assistente social da SMSP, Mariane Echer, a ação preza pela sensibilização e mobilização da juventude sobre a importância da preservação da Mata Atlântica, a recuperação da floresta, a valorização dos parques e reservas e a conservação dos mananciais de água. Os participantes aprenderam detalhes sobre o monitoramento e análise da qualidade da água do rio. Os próprios jovens observaram as amostras coletadas e debateram sobre a importância do trabalho de despoluição e de proteção.

Conforme dados da ONG SOS Mata Atlântica, atualmente, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, o percentual de 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 60% das doenças que levam a internações no Sistema Único de Saúde (SUS) decorrem da água contaminada.

[addtoany]