Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/topo-evento-geracoes.jpg

Segunda edição do Programa Gerações tem 328 idosos inscritos

Download Imagem Original

Foto: divulgação

O Programa Gerações, da Prefeitura de Canoas, recebeu 328 inscrições de idosos interessados em participar da segunda edição do projeto, que ocorrerá em 2019. Serão formadas duas novas turmas, totalizando 60 vagas. Desse total, duas vagas são destinadas para idosos com deficiência, e uma vaga será garantida para o idoso com maior idade, desde que responda a todos os critérios de seleção.Do restante, 50% das vagas serão destinadas aos idosos com renda de até dois salários mínimos, e os outros 50% para idosos sem renda. A seleção será realizada por meio de sorteio público, na segunda quinzena de dezembro.

Veja a lista clicando no documento abaixo

 

A iniciativa, inédita no país, visa proporcionar capacitações gratuitas para idosos, em diversas áreas, como uso de tecnologias e e valorização pessoal, além de novas experiências e oportunidades de geração de renda. Com duração de seis meses, as aulas da segunda edição iniciam em março de 2019 e os idosos vão receber uma bolsa auxílio de R$ 727 por mês.

Segundo a coordenadora do Programa, Sirlei Dias Gomes, muitos dos alunos formados na primeira edição já estão no mercado de trabalho. Para 2019, “a nossa expectativa é que o sucesso das atividades se repitam. Vamos implementar novas ações para as próximas turmas, que foram desenvolvidas a partir de um treinamento no Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília, em que a pauta foi o cuidado com o idoso na realidade da cidade. A atual administração tem uma grande preocupação com as políticas públicas voltadas aos idosos, o que faz do município um exemplo e uma pioneira em realizar ações que beneficiam pessoas de mais idade”. Sirlei ainda afirma que o Programa Gerações é diferenciado, pois busca resgatar a autoestima do idoso, o conhecimento e a reinserção social e no mercado de trabalho.

Como funciona

A metodologia aplicada no programa conta com aulas teóricas e práticas. São trabalhadas questões como o uso de tecnologias; valorização pessoal; noções básicas da língua portuguesa, escrita e oralidade; relações interpessoais no trabalho; responsabilidade socioambiental; atendimento humanizado e recepção ao público. As aulas teóricas são ministradas através de contrato com o Senac de Canoas. Já as práticas ocorrem nos espaços da administração pública, onde os idosos são orientados por servidores destinados para a função de supervisão. Além da bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 727, os alunos ainda recebem uniformes e materiais, como cadernos, lápis, canetas e pastas.