Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Vinicius-Thormann-18-2.jpg

Estudantes de veterinária de Bagé visitam Mini Zoo de Canoas e conhecem centro de referência

Estudantes de veterinária de Bagé visitam Mini Zoo de Canoas e conhecem centro de referência
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

O Zoológico Municipal de Canoas recebeu, nesta sexta-feira (14), uma visita técnica de alunos do curso de medicina veterinária, do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS) e do Grupo de Estudos de Medicina Alternativa (GEMA) da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), campus de Bagé.

O objetivo da visita foi conhecer o local e os procedimentos realizados na reabilitação de animais silvestres, uma vez que o Mini Zoo é referência no Rio Grande do Sul quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa. Acompanhados da equipe técnica do Mini Zoo, os alunos puderam conhecer o cotidiano do local, o trabalho realizado com os animais que estão em recuperação e com os que já são residentes no Zoológico.

Para a professora do curso de medicina veterinária, Patrícia Sallas, a ideia de trazer os alunos ao Mini Zoo é possibilitar uma experiência prática, saindo da formalidade da sala de aula e das teorias acadêmicas. A aluna do 8º semestre de veterinária, Andressa dos Santos Rezende, aprova a iniciativa e ressalta que conhecer as técnicas do Zoológico será de suma importância para a sua formação. “A reintrodução dos animais silvestres à natureza, aliada à conscientização da população, é um trabalho muito importante realizado no Estado. Muitos locais tem a finalidade de exposição dos animais, mas em Canoas o foco é a recuperação e a soltura, por isso, viemos conhecer como isso acontece na prática”, destaca.

Segundo a bióloga do Mini Zoo, Danusa Moreira Oliveira, um dos objetivos do Zoo é fomentar parcerias com universidades. “Desde que assumimos a gestão do Zoológico, há cerca de seis meses, buscamos estreitar a relação com as universidades de todo o Estado. Para nós, é muito importante fomentar essa troca de conhecimento. Acreditamos que uma das funções do Mini Zoo é exatamente fazer a troca de informações”, comenta.

O Mini Zoo, que é mantido pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), conta com mais de 100 animais residentes, entre aves, mamíferos e répteis. Além destes, mais de 150 animais silvestres estão em processo de reabilitação e devem voltar à natureza assim que recuperados. O Zoológico possui uma equipe de especialistas, como biólogos, veterinários e tratadores, que fazem a reabilitação dos animais, realizam resgates e a reinserção à natureza.

A secretária adjunta, Ione Bruhn Gutierres, comenta que a comunidade de Canoas é muito participativa e cobra uma boa gestão do Mini Zoo. “O local funciona como centro de reabilitação de animais silvestres resgatados da natureza ou de centros urbanos, que são diagnosticados, tratados, recuperados e, alguns, reconduzidos ao seu habitat natural. Só permanecem no zoológico os que não têm mais condições de sobreviver na natureza. O Mini Zoo também se destaca quanto à educação ambiental e conscientização da população e pelo espaço de lazer para a comunidade”, explica.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos: