Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Vinicius-Thormann-1.jpg

Parada LGBT de Canoas será realizada em abril no Eduardo Gomes

A Prefeitura de Canoas irá apoiar o evento de forma institucional, de acordo com a vice-prefeita, Gisele Uequed
Download Imagem Original

Foto: Ramon Nunes

Está confirmado: Canoas terá a 10ª Parada LGBT. A data provável está marcada para o dia 7 de abril, no Parque Eduardo Gomes. A decisão foi tomada em uma reunião no fim da tarde desta terça-feira (12), com a presença da vice-prefeita, Gisele Uequed, o diretor de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Saulo Gil, membros do Movimento LBGT em Canoas, do Conselho Municipal LGBT, do Grupo Desobedeça e da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), que será uma das parcerias na organização do evento.

A Prefeitura de Canoas irá apoiar o evento de forma institucional, com a cessão do local, organização do trânsito, segurança, cadeiras, banheiros químicos, licenças eventuais (para comercialização de produtos no local), entre outras colaborações estruturais. Em janeiro, em razão da necessidade de maiores investimentos na Saúde, a administração municipal já havia anunciado que não utilizaria recursos públicos em eventos do calendário cultural do município, entre eles a Parada.

De acordo com a vice-prefeita, Gisele Uequed, é a união de forças dos movimentos sociais, terceiro setor e poder público que irá viabilizar a realização da Parada LGBT. “A construção de um evento como este não é verticalizada, são diversos agentes que podem colaborar no processo de organização. Sou uma apoiadora do movimento LGBT e a Prefeitura irá fazer o possível para contribuir na realização do evento. Quando não há disponibilidade de verba, temos de nos reinventar. E essa união de forças para colocar a Parada de pé é uma grande demonstração de coletividade”, avalia Uequed.

De acordo com Bianca Hilgert, presidente do Conselho LGBT de Canoas, o movimento já vinha adiantando parte do processo de organização do evento. Com o apoio da Prefeitura, algumas pendências serão supridas. “Não podemos depender somente do Poder Público para realizar o evento. Estamos trabalhando para montar uma Parada sem muitos custos, tentando captar recursos de patrocínio. Mas não podemos deixar de fazer por conta do significado que ela tem para a comunidade LGBT”, afirma a presidente do Conselho Municipal LGBT, Bianca Hilgert. A intenção do movimento é elaborar um projeto e buscar captação de recursos para esse e os próximos eventos.

Segundo o Conselho LGBT, já está adiantada a participação de mais de 30 artistas, entre eles a DJ Leticia Sartoretto e o cantor Lumi. Na próxima terça-feira (19), as equipes de organização do evento irão se reunir para alinhar mais detalhes da organização da parada.

Assessoria de Comunicação