Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/blitz-educação-no-trânsito.jpg

Blitz educativa: Prefeitura alerta sobre respeito ao ciclista no trânsito

Agentes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade estiveram no Centro da cidade neste dia 27
Download Imagem Original

Foto: Wagner Figueiredo

A prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), realizou uma blitz educativa na manhã desta quarta-feira (27), em frente à Universidade La Salle, para alertar motoristas sobre a importância do respeito ao ciclista. Na ação, 100 veículos foram abordados e mais de 700 materiais informativos foram distribuídos aos motoristas. A blitz é realizada anualmente em Canoas pelo Dia Municipal do Ciclista, celebrado sempre no dia 25 de fevereiro.

Segundo dados da SMTM, no período de 2008 a 2018, houve, em média, quatro óbitos de ciclistas por ano em Canoas. No último triênio (2016-2018), os registros caíram. Uma explicação para esta queda é a intensificação dos trabalhos de conscientização, segundo o chefe da Unidade de Educação para o Trânsito da SMTM, Renato Correia de Souza. O agente lembra o trabalho detalhado que é realizado para conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas, pois ainda há desconhecimento sobre as regras do trânsito, o que gera insegurança a quem dirige, pedala ou caminha pela cidade. “Em relação aos ciclistas, o erro é pensar que andar na contramão é mais seguro. Na verdade, muitos dos acidentes ocorrem quando, por exemplo, o condutor de veículo automotor está parado numa esquina aguardando oportunidade para ingressar numa outra via perpendicular e foca sua atenção para o lado de onde provém outros veículos automotores, quando, eis que surge na contramão da via um ciclista, ocorrendo a colisão que não haveria se o ciclista estivesse fazendo a sua parte, transitando no mesmo sentido dos demais veículos automotores como determina o Código de Trânsito Brasileiro. Por isso é tão importante realizarmos estas ações educativas”, explica Renato.

Um dos motoristas abordados na blitz educativa foi Wellington Mariano, morador do bairro Niterói. Ao ser informado pelo agente de que a blitz era uma ação educativa de respeito ao ciclista, o motorista desceu do carro e cumprimentou o agente. “Achei que em nosso país não se teria essa consciência de educar os motoristas”. Além de motorista, ele garantiu que pedala nas horas vagas pelo bairro onde mora.

Idosos ciclistas lideram faixa de idade de vítimas

O levantamento da SMTM mostra que a maioria das vítimas na última década tem mais de 60 anos, o que gera atenção especial a este grupo. “A partir do Programa Gerações, observamos que é de extrema importância darmos uma atenção especial aos nossos idosos, porque eles estão cada vez mais ativos, e uma das atividades prediletas é andar de bicicleta. Por isso, queremos que eles estejam sempre bem informados sobre dicas de segurança, para que possam seguir pedalando, e para que também transmitam o conhecimento adquirido a seus filhos e netos”, conclui Renato.

6 dicas de segurança para ciclistas

1) Capacete (item não obrigatório mas recomendado);
2) Campainha ou Buzina (obrigatório);
3) Retrovisor do lado esquerdo pelo menos (obrigatório);
4) Joelheira (item não obrigatório mas recomendado);
5) Não disputar com os carros e pedalar no sentido da via;
6) Sinalização noturna: brancas na dianteira e vermelhas na traseira (obrigatório).

Assessoria de Comunicação