Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/Vinicius-Thormann-101.jpg

150ª Operação Integrada mobiliza mais de 100 agentes de segurança pública

150ª Operação Integrada de Segurança em Canoas
O lançamento da ação contou com a presença do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Uma das principais ações de combate à violência no município de Canoas chegou a sua 150ª edição. Importante aliada na redução dos índices criminais na cidade, a Operação Integrada de Segurança se tornou exemplo de boa prática em segurança pública em todo o Rio Grande do Sul. Na noite desta quarta-feira (15), mais de 100 agentes da Guarda Municipal, da Polícia Civil, da Brigada Militar, da Fiscalização Municipal de Trânsito, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Geral de Perícias (IGP) reuniram-se na Praça do Avião, às margens da BR-116, para o lançamento da ação. O ato contou com a presença de diversas autoridades e representantes das forças de segurança, incluindo o governador em exercício e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior.

Nascida em 2017 e levada para todo o Estado como case de sucesso na área, a Operação tem como objetivo principal levar a sensação de segurança para a população. Nos primeiros quatro meses de 2019, houve uma queda de 48% na ocorrência de homicídios em Canoas, em comparação com o mesmo período no ano passado. O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, reforçou a importância dessa política pública para o município. “Os resultados dos nossos esforços estão visíveis e demonstram a efetividade das nossas ações. Todos os índices de criminalidade em Canoas baixaram. Nós aprendemos que, mesmo que o investimento em segurança pública não seja uma responsabilidade do Poder Executivo Municipal, ele se tornou uma obrigação nossa como cidadão e um compromisso com a população”, salienta Busato.

O prefeito ainda anunciou o investimento no aluguel de novas sedes para a 1ª e para a 3ª Delegacias de Polícia de Canoas, que devem ser inauguradas em breve, além da nova sede da 2ª CIA da Brigada Militar, em frente a Praça Dona Mocinha, na Júlio de Castilhos, no bairro Niterói. Durante o ato, foram apresentados os novos uniformes da Guarda Municipal, que serão utilizados pelos agentes que trabalham na ronda ostensiva.

Operação em todos os quadrantes

Foram realizados oito pontos de barreiras em todos os quadrantes da cidade, com quatro áreas de policiamento ostensivo. Duas equipes da Companhia de Motos da Ronda Ostensiva com apoio de Motocicletas (Rocam) da Brigada Militar realizaram abordagens em outros quatro pontos da cidade. 30 alunos do Curso Básico Policial Militar de Esteio fizeram o policiamento a pé pelas ruas do bairro Centro. As equipes contaram com o apoio de mais de 25 viaturas, além de três helicópteros, das bases móveis da Guarda Municipal e da Brigada Militar e do efetivo do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Durante uma das ações, ocorreu a prisão de um indivíduo por tráfico de entorpecentes na rua Araçá, no bairro Harmonia. Com ele, foram apreendidas 26 porções de maconha, sete de cocaína e uma quantia em dinheiro. “A Operação Integrada, além de um caráter de repressão, tem também o objetivo de prevenir o cometimento de crimes. Durante toda a operação, não foram registradas ocorrências de grande potencial. Isso porque, além das abordagens, a presença ostensiva e integrada dos agentes nas ruas inibe a prática de delitos por parte dos criminosos”, explica o secretário municipal da Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Alberto Rocha.

Exemplo para o Estado

Em janeiro de 2017, ao assumir a atual gestão do município, a administração viu um grande desafio na área da segurança pública, em crise em todo o Estado. Na época, Ranolfo Vieira Júnior era o secretário municipal da pasta. Foi então que se desenhou o formato das Operações Integradas de Segurança, envolvendo todas as forças atuantes nos limites de Canoas. A efetividade das ações permitiu prosseguir com o projeto, culminando na realização da 150° edição.

“A primeira operação ocorreu em fevereiro 2017, no bairro Mathias Velho. Naquela época, jamais poderia imaginar que hoje estaríamos comemorando os resultados positivos de 150 edições, muito menos que eu estaria aqui na condição de governador em exercício. É necessário celebrar a efetividade de uma política que hoje serve de exemplo para todo o Rio Grande do Sul, com base nas três premissas que desenhamos aqui em Canoas há dois anos: integração, inteligência e investimento”, finaliza Ranolfo.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos: