Notícias

//

Alunos de escola municipal participam da Semana Polar Internacional em Canoas

A Semana Polar Internacional, que reúne cientistas e pesquisadores do Brasil, da Espanha e da Polônia, e a 1ª Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares iniciaram na manhã desta terça-feira (4), no Colégio Maria Auxiliadora de Canoas. Entre os participantes estão os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erna Würth, do bairro Guajuviras, que faz parte da Rede de Escolas Associadas da Unesco.

Os alunos terão a oportunidade de participar de palestras, mesas redondas, minicursos, web conferências e oficinas sobre diversos temas relacionados à ciência polar, com pesquisadores polares brasileiros e internacionais. O evento, que se estende até o dia 7, tem o objetivo de promover o conhecimento sobre o Ártico e a Antártida, bem como sensibilizar sobre a importância desses locais no equilíbrio do planeta.

A solenidade de abertura contou com a presença de professores das duas escolas, de pesquisadores de diferentes universidades, de cientistas polares e de representantes da Prefeitura de Canoas. A vice-prefeita, Gisele Uequed, que esteve presente no ato, destacou a oportunidade dos alunos em obter conhecimento diretamente com os especialistas da área. “Há muitas dúvidas sobre o que está acontecendo no mundo e o que de fato representam as mudanças climáticas. Por isso, eventos como este são de suma importância, principalmente para os alunos, porque precisamos falar sobre o meio ambiente, sua preservação e sobre sustentabilidade, e nada melhor do que ouvir pessoas preparadas com tanto conhecimento”, comenta Gisele.

A diretora da Escola Erna Würth, Jane Machado Barbosa, ressalta que o intercâmbio de conhecimento é fundamental para os alunos. “Além da possibilidade de aprender sobre assuntos tão interessantes, como a Antártida, os mares e a vida marinha, os estudantes também aprendem com o contato com outros alunos e com a socialização em um ambiente diferente”. A diretora ainda afirma que, durante a semana, mais de 200 crianças e adolescentes devem participar do evento.

A aluna Ariane Machado, do 9º Ano da EMEF Erna Würth, estava empolgada com a oportunidade: “quando falamos dos extremos do planeta, muitas vezes, não temos conhecimento sobre o que acontece lá e qual a importância de sua preservação, e essa semana será de muito aprendizado e conscientização sobre o meio ambiente”.

Assessoria de Comunicação