Notícias

//

Dia de Bará e Santo Antônio será comemorado no Calçadão

Vem aí o dia dos namorados, mas para os religiosos, o dia importante vem em seguida. No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro para os católicos, e Bará, para as religiões de matriz africana. A data será comemorada no Calçadão de Canoas, onde a Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, ligada a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), se faz presente para informar a população sobre o sincretismo entre as duas figuras.

Em parceria com a Federação Afro umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), também será levada ao calçadão uma exposição da imagem de Bará e Santo Antônio. “A característica dele é a proteção, por isso na sua imagem ele carrega uma criança. Para as religiões de matriz africana é ele quem abre as portas e manda nos caminhos”, explicou o presidente da Fauers, Everton Afonsin.

Para as religiões de matriz africana, Bará é o orixá que abre os caminhos, a quem se pede proteção para retirar a maldade do caminho. Também é conhecido como dono da fertilidade, das correntes e das chaves, assim como para os católicos, onde Santo Antônio é o santo casamenteiro, mas também aquele a quem se pode pedir proteção. “Mais uma atividade que fortalece a Diversidade Religiosa em nosso Município, muito cultuados por Afro Umbandistas e Católicos, tenho certeza que será um momento de integração e devoção”, declarou o diretor de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Saulo Gil.

Assessoria de Comunicação