Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/Pablo-Reis-1.jpg

Evento reúne alunos para pensar em soluções inovadoras para a escola

Alunos e professores da EMEF Arthur Pereira de Vargas, de Canoas, participaram de uma maratona de ideias
Alunos e professores da EMEF Arthur Pereira de Vargas, de Canoas, participaram de uma maratona de ideias
Download Imagem Original

Foto: Pablo Reis

Uma manhã inteira de imersão para pensar nos problemas da escolas e buscar soluções inovadoras e criativas, assim foi a terça-feira (10) de 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Pereira de Vargas, de Canoas, que participaram da edição Idealab School. O evento tem o propósito de ensinar na prática a metodologia de Design Thinking para que os alunos consigam replicar o conhecimento e ajudar a potenciar sua escola.

O grupo vencedor apresentou um projeto para reduzir os resíduos da escola, que levou o nome de “Desperdiçômetro”. De acordo com um dos participantes, Alysson Silva de Oliveira, a iniciativa visa reduzir o desperdício de merenda escolar. “Além disso, também queremos fazer uma horta comunitária, que vai ser adubada com a compostagem dos alimentos que sobram na merenda, e fabricar vela e sabão com o óleo de cozinha, para comercializar”, explica o aluno do 8º Ano.

A vice-prefeita, Gisele Uequed, participou da banca avaliadora e enfatizou a necessidade de integrar os alunos das escolas públicas em atividades de inovação. “O evento é essencial para fomentar em nossos alunos a cultura de inovação tecnológica. E é mais uma iniciativa da chamada hélice quádrupla: governo, universidade, empresa e sociedade unidas produzindo soluções para problemas reais”, salienta Gisele.

O Idealab School é uma parceria da Universidade La Salle, da empresa Sispro Software Empresarial e da EMEF Arthur Pereira de Vargas, com apoio da Prefeitura de Canoas. O responsável pela incubadora de novos negócios da La Salle, Bruno Hass, explica que o evento também busca a integração da Universidade com a sociedade. “Precisamos aproximar a academia dos problemas da comunidade, neste caso, da escola, para que possamos agregar pessoas a fim de criar negócios de impacto social”, comenta.

Já o coordenador de inovação da Sispro, Fernando Batistella, afirma que o grupo vencedor receberá mentorias do Instituto de Transformação Digital para colocar a ideia em prática. Já o segundo e o terceiro lugar receberão cursos sobre competências do futuro.

“O desafio foi fazer com que os alunos pensassem em como melhorar a escola sendo eles os protagonistas e não a direção, professores ou o governo. Assim, eles teriam que utilizar os recursos atuais e a realidade da escola, pensando nos eixos de sustentabilidade e aprendizagem”, comenta. Fernando ainda salienta que a ideia é expandir a atividade para outras escolas municipais de Canoas.

O evento ainda contou com o apoio das pizzarias Jardim do Lago e Canoense, que disponibilizaram pizzas aos alunos.

Assessoria de Comunicação