Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Vinicius-Thormann-15-1.jpg

Carreta da Saúde vai auxiliar no atendimento a pacientes do HPSC com suspeita do novo coronavírus

Objetivo é atender pessoas com sintomas de gripe e problemas respiratórios, já que o Hospital de Pronto Socorro não é referência no tratamento do Covid-19
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

A Prefeitura de Canoas vai disponibilizar a Carreta da Saúde para auxiliar no atendimento de pacientes do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) que estejam com sintomas de gripe ou problemas respiratórios (febre, tosse e falta de ar). O objetivo da iniciativa é isolar pacientes com suspeita do novo coronavírus, fazer o primeiro atendimento e encaminhar para os locais de referência, que são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Universitário (HU).

Segundo a diretora assistencial do HPSC, Angélica Bellinaso, os atendimentos iniciam nesta quinta-feira (19), 24h por dia, e não tem prazo para encerrar. “Mesmo que o HPSC não seja referência para o tratamento do Covid-19, muitas pessoas acabam procurando o hospital. Por isso, a ideia é isolar esses pacientes, fazer a triagem e encaminhar para os locais qualificados para esse tipo de atendimento. A finalidade é continuar com o fluxo dos nossos pacientes traumatológicos, protegendo a população e os pacientes internados na nossa instituição”, explica Angélica.

De acordo com o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, a Carreta da Saúde estava preparada para circular na cidade e atender demais demandas de saúde da população. “Com o novo cenário e o aumento da procura por consultas de pessoas com sintomas de gripe e problemas respiratórios, consideramos mais urgente disponibilizar a carreta no HPSC para atender esses pacientes”, explica Busato.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra aos canoenses que o HPSC é porta de entrada hospitalar de urgência e emergência, Atenção na Alta Complexidade em Traumatologia de Urgência e atenção ao paciente portador de acidente vascular cerebral para Canoas e outros 156 municípios do Estado. Nesse momento de pandemia de coronavírus, o HU é referência para internação, e as UPAs e UBS para consultas.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação (SMRIC).

Assessoria de Comunicação