A Prefeitura de Canoas deu início ao projeto Cidade + Limpa no dia 27 de julho visando o recolhimento de lixos descartados em lugares irregulares e a conscientização da população quanto aos cuidados na limpeza pública do município. Com menos de 20 dias de mutirão, já foram recolhidos mais de 8.160 metros cúbicos de resíduos em sete cantos da cidade. Até o momento, o mutirão atendeu o Mathias Velho, Harmonia, Santo Operário, Cinco Colônias, Porto Belo, Pitangueiras e Niterói, além do entorno do Hospital de Pronto Socorro (HPSC) e da Vala Florianópolis.
Segundo o cronograma, a limpeza de calçadas e ruas ocorrerá nos próximos dias nas regiões do Nossa Senhora das Graças, Rio Branco e Guajuviras, com retirada de sobras de material de construção, entulhos e podas de árvores (folhas e galhos). Os descartes recolhidos são encaminhados para a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC), localizada no Parque Industrial Jorge Lanner. Lá, apenas o projeto Cidade + Limpa proporcionou a entrada de mais de 780 caminhões para o descarte correto e o uso em obras públicas da Prefeitura.
O calendário foi montado conforme o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), que identificou os principais pontos de descarte irregular na cidade. Além da pasta, participam de forma integrada as secretarias municipais de Obras (SMO), Transportes e Mobilidade (SMTM) e as Subprefeituras de cada quadrante. As limpezas contemplarão todos os bairros e ocorrem sempre de segunda a sábado.
Para o morador do bairro Harmonia, Manuel Emílio Pereira, o município tem se destacado de forma positiva. “Dou nota dez! As ruas estão limpas e muito bem asfaltadas. É difícil ver uma cidade como a nossa”, se orgulha. Já para a dona Irene Mancy, aposentada, as ações da Prefeitura que merecem o reconhecimento vão além da limpeza das ruas neste período de pandemia. “Estou admirada com tudo que está acontecendo, feliz da vida com esse trabalho que a prefeitura faz, principalmente deixando nossas ruas mais limpas, com os nossos hospitais, a saúde, enfim, com tudo. Está maravilhoso”, elogia.
Seja consciente, descarte o lixo de forma correta
Entulho, caliça (resto de obras), madeira, galhos ou móveis, devem ser levados para um PEV ou Ecoponto, cuja destinação final será dada pela Prefeitura através da Usina de Reciclagem da Construção Civil (RCC). Já os resíduos domésticos orgânicos são coletados pelo caminhão de lixo, conforme cronograma porta a porta. Quanto aos resíduos recicláveis a coleta é feita pelo caminhão das cooperativas conforme cronograma da Secretaria de Meio Ambiente.
Como denunciar descarte irregular
Quem quiser fazer uma denúncia pode ligar para o telefone da Guarda Municipal no 51 3425-7612 ou através do Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) nos telefones: 0800-5101234, 51 3236-1088, 51 3236-1086, 51 3236-1059.
Endereço dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV):
PEV – Rua Curitiba com Rua Vacaria
PEV – Rua Curitiba entre as Ruas Tapes e Torres
PEV – Rua Curitiba com Rua São Gabriel
PEV – Rua Fernando Pessoa com Rua Marcílio Dias
PEV – Rua República, em frente à Rua Califórnia
PEV – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Augusto Pestana
PEV – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Machadinho
PEV – Rua Itamar Mattos de Maia com Rua Belém
PEV – Rua Evanir José Pagliarini com Rua Walter Spies
PEV – Avenida Nazário com Rua 3 (Em frente ao Hangar Cultural)
PEV – Rua Irmão Tiago com Rua Barbosa Sobrinho Lima
PEV – Avenida Frederico Ozanan com Avenida Imigrantes
PEV – Rua 1 com Rua Roberto Francisco Behrens
PEV – Avenida Nazário com Rua Rui
PEV – Rua Alexandre de Gusmão com Rua Santo Expedito
Ecopontos:
Guajuviras – Av. Do Nazário entrada da Fazenda Guajuviras;
Guajuviras – Av. Esperança, quadra Q n° 19;
Mathias – Rua Espumoso n° 315;
Rio Branco – Hermes da Fonseca n° 1770;
Niterói – Rua G com Rua Ary Dias Ferreira.