//
Tribo Kaingang visita Escola de Ensino Fundamental Rondônia
Download Imagem Original
Foto: Vinicius Thormann
Uma visita especial encantou os 530 alunos e também os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rondônia, no bairro Estância Velha, nesta quinta-feira (19), Dia do Índio. Um grupo de índios da comunidade Kaingang, pertencentes à aldeia Porfigá, esteve na escola para mostrar o cotidiano dos habitantes da tribo. A atividade faz parte de uma iniciativa da instituição de ensino que visa a valorização do ensino, da história e da cultura indígeno-brasileiras e também das comemorações do Dia do Índio.
Os sete índios que participaram da atividade, incluindo crianças, estão fixados em São Leopoldo. Eles vieram a convite da escola para apresentar um pouco da sua vida e cultura. “Nós vamos em vários colégios mostrando nossa realidade e nossas lutas. É importante para nós, índios, estarmos integrados à sociedade para que não sejamos esquecidos”, destacou o cacique Darci Rodrigues. Durante sua fala, o líder indígena aproveitou para lamentar que, com o avanço da civilização, a importância dos primeiros habitantes do Brasil fora reduzida. “Hoje, nossa luta não é por espaço ou por qualquer outra coisa, mas sim por direitos básicos como: saúde, educação e comida. Eu tenho medo de pensar no futuro dos índios”, conclui Rodrigues.
Além de promover um bate-papo com as crianças, os índios mostraram danças e cantos típicos e promoveram uma olimpíada com jogos típicos.
Cultura indígena na sala de aula
Os dias que antecederam a visita da tribo à escola foram de muita pesquisa e produção de trabalhos. Diversas disciplinas trouxeram à aula a vida e a história dos povos indígenas e instigaram os estudantes a confeccionarem objetos, textos, pinturas e outras formas de expressão que estivessem ligados ao tema. Durante a quinta-feira (19) os trabalhos foram apresentados ao grupo de kaingangs. Havia até mesmo pesquisas em inglês sobre a cultura indígena. “Só via os índios pela televisão. Eu adorei, principalmente a linguagem e o fato de eles usarem flecha”, comentou Luana de Oliveira, do 6º ano.
A troca de conhecimentos entre kaingangs e estudantes da EMEF Rondônia não terminou nesta quinta-feira. No dia 26, eles irão até a aldeia, em São Leopoldo. Durante todo o dia, os alunos irão vivenciar a realidade dos índios e conhecer o pajé da tribo. O diretor da escola, Jefferson Ramos, destacou o entusiasmo dos estudantes para o passeio. “Eles estão ansiosos para ir até a aldeia e também estão curtindo muito vivenciar estes aprendizados sobre a cultura indígena”, afirmou.
Assessoria de Comunicação