Notícias

//

Prefeitura apura denúncia divulgada nas redes sociais

O prefeito Luiz Carlos Busato e a vice-prefeita Gisele Uequed chamaram o Conselho Municipal de Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) para uma reunião, nesta sexta-feira (20). No encontro, foi discutida uma denúncia de preconceito de gênero que teria ocorrido em uma escola municipal. Um dos integrantes do conselho publicou em uma rede social informações que teriam sido repassadas por familiar do aluno, de que o estudante teria recebido tratamento homofóbico de um professor.

Assim que a Secretaria Municipal da Educação tomou conhecimento da denúncia, iniciou investigação rigorosa, asseguraram o prefeito e a vice. A secretária da Educação, Neka Escobar, ressaltou que a escola é uma referência na abordagem de temas ligados aos direitos humanos e à diversidade e que a direção sempre esteve aberta a acolher as demandas da comunidade escolar. Neka assinalou, ainda, o abalo que a exposição da escola causou ao corpo docente e também nos pais e alunos.

O prefeito Busato garantiu que, caso seja verificado comportamento inadequado de algum professor em relação ao aluno, a Prefeitura agirá energicamente e tomará todas as medidas necessárias. Se a denúncia for falsa, o Executivo Municipal também tomará providências. O prefeito Busato e a vice Gisele pediram posicionamento do Conselho a respeito do caso, uma vez que, tratando-se de uma criança, a denúncia deveria ter sido realizada aos órgãos competentes e não em rede social, de modo a proteger os direitos do aluno e evitando a sua exposição.

Representantes do Conselho Tutelar, também presentes na reunião, mostraram-se apreensivos com a forma como a criança foi exposta e disseram esperar denúncia formal do Conselho LGBT para agir. Além disso, acompanham, a convite da Secretaria Municipal da Educação, a apuração do caso por parte do Municipio.

Também participou da reunião o diretor da Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Canoas, Saulo Gil.

Assessoria de Comunicação