Ouvidoria Municipal – Fala.BR

Sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre a qualidade dos serviços públicos.

A Prefeitura Municipal de Canoas mantém em caráter permanente Termo de Adesão à plataforma e-Ouv com o Governo Federal. Assim, todo cidadão de Canoas dispõe de um sistema on-line monitorado pela Controladoria-Geral da União e conectado diretamente com a Controladoria-Geral do Município para atendimento das manifestações como: sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.

A Prefeitura de Canoas aderiu a esse sistema objetivando disponibilizar ao cidadão mais um mecanismo de transparência e recurso de referência para melhoria de processos.

Tire suas Dúvidas

  • icone horário atendimento

    08h às 18h

  • icone endereço departamento

    Rua Ipiranga, 95 - 7º andar, Centro

  • icone e-mail

    transparenciaouvidoria@canoas.rs.gov.br

  • icone telefone para contato

    (51) 3236-1676

Como funciona este serviço

O usuário do serviço público (manifestante) deverá indicar como quer ser contatado ao final dos procedimentos.
A Controladoria Municipal poderá contatar o manifestante em qualquer tempo para solicitar informações complementares.
É muito importante informar corretamente seu endereço, e-mail e telefone para que a Ouvidoria possa contatá-lo rapidamente.

O manifestante deverá acompanhar os procedimentos preferencialmente pela plataforma Fala.BR, ou ainda na sede ou pelo telefone da Controladoria-Geral.

Especialmente em caso de denúncias, certifique-se de que as informações prestadas por você são suficientes para que a Controladoria consiga atuar de forma tempestiva.
Se houver dúvidas, faça uma solicitação de informações antes de formalizar a denúncia. Todas as denúncias possuem caráter de sigilo.
Você também pode fazer denúncia anônima, se preferir. Mas, lembre-se que não há respostas e retornos em denúncias anônimas.

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

O prazo legal para atendimento de todas as manifestações é de 30 dias corridos a contar do registro na plataforma Fala.BR, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa.

Formas de Prestação de Serviço

Todos os procedimentos são gratuitos, vedada a cobrança de valores aos usuários de serviços públicos ressalvados os custos de reprodução de documentos, mídias digitais, postagens e correlatos. Está isento de ressarcir os custos aquele cuja situação econômica não permita fazê-lo, nos termos da Lei 7.115/1993.

A certificação da identidade de usuários de serviços públicos somente será exigida quando a resposta à manifestação implicar o acesso à informação pessoal própria ou de terceiros.

A manifestação encaminhada em meio físico será digitalizada pela Unidade Administrativa e encaminhada à Controladoria Municipal para inserção no Fala.BR. Qualquer Unidade Administrativa que receber manifestação física alheia à sua competência deverá encaminhar à Controladoria Municipal para registro e encaminhamento à Unidade Administrativa responsável pelas providências requeridas.

O Atendimento será preferencialmente em meio eletrônico: Acesse o ícone Fala.BR.

A Controladoria-Geral do Município dispõe ainda de atendimento:

Por correio eletrônico
transparencia@canoas.rs.gov.br 

Atendimento Presencial
Das 08 às 18h, na sede da Controladoria Geral do Município de Canoas.
Endereço
Rua Cândido Machado, nº 429/5º andar Telefone 3236-1676

Clique na imagem para acessar

[addtoany]