Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/Cristiano-Junior-4770.jpg

Canoas Sem Carroças realiza primeira capacitação para carroceiros

Foram realizadas quatro palestras nos eixos atingidos pelo programa
Download Imagem Original

Foto: Cristiano Junior

A primeira capacitação do Programa Canoas Sem Carroças foi realizada na tarde desta segunda-feira (23), na sede do Canoasprev. O evento reuniu carrinheiros do Centro, que fazem parte da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Canoas (Coopcamate), e teve como objetivo instruir os cooperados para o trabalho no novo formato de coleta seletiva de lixo, que passará a ser realizada com triciclos de tração humana na região central da cidade.

A capacitação contou com quatro palestras nos eixos atingidos pelo programa: proteção animal, ministrado pelo coordenador do projeto, Alex Szekir; inclusão social, com o diretor de Proteção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marcos dos Anjos; coleta seletiva e gestão de resíduos, palestra realizada pelo coordenador da Coopcamate, Flávio Aguiar da Silva; e educação no trânsito, ministrado pela psicóloga Vanessa Carmo e pelo chefe da Unidade de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, Renato Correia.

Segundo o coordenador do Canoas Sem Carroças, Alex Szekir, a proposta da capacitação, além da instrução e da educação, é valorizar os carrinheiros e mostrar que eles fazem parte de um programa importante para a cidade de Canoas. “Devo lembrar que os carrinheiros que optarem pelo triciclo deverão fazer parte da cooperativa, que tem a finalidade de dar o suporte necessário para o trabalho. Além de um salário fixo, a cooperativa oferece outros benefícios como alimentação e vale transporte”, destaca.

O Programa Canoas Sem Carroças se constitui numa política pública abrangente que prevê uma série de ações que vão muito além da simples proibição da circulação dos veículos de tração animal (VTA). Entre elas, o cadastramento social de recicladores, ações de qualificação e de inserção no mercado de trabalho dos condutores de veículos de tração animal, adequação e qualificação da coleta seletiva de resíduos sólidos na região onde está sendo implantado o programa e melhorias na mobilidade urbana.

Inicialmente, a proposta do Executivo proíbe a circulação de carroças na região central de Canoas, no trecho delimitado entre as ruas Regente Feijó a Norte; avenida Getúlio Vargas a Leste; avenida Inconfidência ao Sul e avenida Victor Barreto a Oeste. Consequentemente, todas as ações que compõem o Programa serão implantadas também na região central.

O Programa está sendo implementado pelas Secretarias do Meio Ambiente, de Desenvolvimento Social, de Serviços Urbanos, de Transportes e Mobilidade, de Desenvolvimento Econômico e pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas.

Assessoria de Comunicação