Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/ReuniaoSeguranca_MatheusTomaz-2.jpg

Inteligência na segurança pública é foco da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Encontro envolveu representantes da segurança das esferas federal, estadual e municipal.
Download Imagem Original

Foto: Matheus Tomaz

Com o objetivo de trabalhar de forma conjunta pela diminuição da criminalidade em Canoas e na prevenção das violências, representantes das forças de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal estiveram reunidos nesta quarta-feira (27) para o primeiro encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) deste ano.

O prefeito Jairo Jorge participou da reunião e reforçou a importância do GGI-M para promover a segurança pública, uma vez que integra atores com a finalidade comum de assegurar a segurança e o bem-estar dos canoenses. “A convergência de ações deve acontecer cada vez mais, para que os órgãos da segurança não trabalhem de forma paralela. As ações precisam ser pensadas em conjunto e as decisões compartilhadas, respeitando a atuação de cada instituição, para enfrentarmos a criminalidade e garantir a tranquilidade da nossa população. Para isso, também vamos ampliar os sistemas de monitoramento, integração e inteligência”, destaca Jairo Jorge.

Entre os assuntos abordados, foi destacada a importância do trabalho ser realizado não apenas de forma integrada na operacionalização, mas com inteligência a partir da análise qualificada de dados da criminalidade. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Segurança Pública já conta com uma Diretoria de Inteligência e Análise Criminal.

O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, afirma que o esforço para aprimorar o setor de inteligência tem o objetivo de contribuir com o planejamento das ações e de orientar as operações por resultados esperados. “Vamos subsidiar todos os órgãos da segurança pública com informações qualificadas para que o trabalho na fiscalização, prevenção e repressão seja cada vez mais eficiente no enfrentamento à criminalidade”, comenta o delegado Emerson.

Na ocasião, o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Canoas, tenente-coronel Jorge Dirceu Filho, e o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Mário Souza, também apresentaram os dados da criminalidade de Canoas, como furto e roubo de veículos, homicídios, roubo a pedestres e estabelecimentos comerciais, entre outros.

Após a reunião com as esferas federal e estadual, a Guarda Municipal e demais lideranças municipais trataram sobre a execução dos programas de prevenção às violências em Canoas.

Ainda estavam presentes na reunião o secretário adjunto da Segurança Pública, tenente-coronel Marcelo Pitta; o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini; e os representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas Brasileiras (ALA 3), Instituto Geral de Perícia, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Regional da Educação, Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher, e Secretarias Municipais de Saúde, da Cidadania, e de Transporte e Mobilidade.

Escritório de Comunicação - PMC