Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/31301642_1402894719815207_1034365636844716032_o.jpg

Villa Mimosa recebe exposição de artes “Não Abafa o Caso”

A mostra visa refletir sobre a violência sofrida pelas mulheres

Fotos de rostos femininos pintados com tinta colorida: essa é proposta da exposição “Não Abafa o Caso” para refletir sobre a violência contra a mulher, que teve abertura oficial na manhã desta quarta-feira (25), na Casa das Artes Villa Mimosa. O objetivo dos painéis é mostrar a superação e o empoderamento das vítimas, sem esquecer, no entanto, que as marcas da violência permanecem durante toda a vida da mulher.

A exposição faz parte da campanha do Governo do Estado do Rio Grande do Sul “Não abafa o Caso”, que consiste na luta pela defesa dos direitos da mulher e de seu direito básico de ser respeitada como ser humano em sua integridade física, moral e psicológica. Além dos painéis, a mostra ainda disponibiliza uma cartilha que explica os diferentes tipos de violência que uma mulher pode sofrer, bem como telefones úteis para denúncias ou acolhimento às vítimas.

A abertura oficial da exposição contou com a participação da diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, Salma Farias Valencio; da secretária de Desenvolvimento Social de Canoas, Luísa Camargo; da diretora de Políticas para as Mulheres, Ana Moraes; da controladora-geral do Município, Mari Mantelli; e da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Fabiane Lara.

Exposição percorrerá diversas cidades gaúchas

De acordo com Salma, a exposição é itinerante e deve passar por diversos municípios do Rio Grande do Sul. Ela ainda explica que a proposta dessa manifestação artística é diferenciada. “A nossa ideia não é a de mostrar hematomas e a dor da mulher, em vez disso, mostramos a sua superação e a sua força, externadas pelo olhar das mulheres fotografadas. A proposta estética, com a tinta colorida, é de expôr as marcas que ficam escondidas e não são aparentes, mas que todas nós carregamos por algum motivo. Assim, é possível fazer uma provocação na sociedade para que a gente não abafe os casos de violência contra a mulher”, esclarece Salma.

Na visão da diretora de Políticas para as Mulheres de Canoas, Ana Moraes, a exposição tem o objetivo de fomentar o pensamento crítico das pessoas em relação à violência contra mulheres. “Fico extremamente honrada em poder abrir as portas do nosso município para receber esta importante campanha que retrata as marcas deixadas pela violência nas mulheres. É indispensável que tenhamos diferentes ferramentas, como a arte, para lutar contra a violência e fazer a população refletir sobre as consequências de atos abusivos na vida de uma mulher”, ressalta Ana. A diretora ainda lembra que a exposição se estenderá até o dia 29 abril.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos:

[addtoany]