Um show de talentos com seis atrações locais marcou a reabertura online do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha na Casa dos Rosa, que estava fechado desde o início da pandemia de Covid-19. Os internautas também puderam conhecer 21 obras da exposição Vasco Prado: desenhos e gravuras, da coleção pessoal da artista Zoravia Bettiol. A programação foi apresentada através de uma Live organizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Escritório de Comunicação.
Durante a Live, o artista Fabiano Gummo realizou a criação de um desenho com técnica mista, um grafismo mais experimental, de artes visuais. Uma dança afro foi apresentada por Daniele Costa, que integra o Coletivo de Dança de Canoas. Quem gosta de música teve a oportunidade de conferir o som instrumental de Dirruá Assunção, o hip hop da Grazy Liz e a capela nativista de Waldir Moraes. No lado externo da Casa dos Rosa, ainda teve a capoeira representada pelo grupo Angola Brasil.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o secretário municipal de Cultura, Pinheiro Neto e a diretora de Diretora Municipal de Linguagens Culturais e Eventos, Cristina Colares, mais conhecida como Tina, participaram da atividade. “É uma alegria estar aqui, no meu terceiro mandato, reabrindo a Casa dos Rosa. Um espaço que tive a oportunidade de restaurar e inaugurar em 2016. Claro que teremos todos os cuidados de limitação de visitantes e higienização, mas é importante retomar progressivamente a abertura dos equipamentos culturais” salientou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
Quem também participou da Live na Casa dos Rosa foi a colecionadora de obras de artistas nacionais e internacionais, Zoravia Bettiol. A artista cedeu às peças, que pertencem ao seu acervo pessoal, para a exposição de reabertura. “A arte não só embeleza, inquieta e provoca as pessoas a pensarem, a se envolverem mais com a vida. Espero que os jovens venham ver a exposição”, destacou Zoravia.
Exposição Vasco Prado aberta para visitação
Moradores de Canoas já podem conferir Vasco Prado: desenhos e gravuras. A exposição pode ser visitada pelo público a partir desta sexta-feira (29), das 9h às 18 horas e no sábado, das 14h às 18 horas. Composta por 21 obras cedidas pela artista Zoravia Bettiol, a mostra tem entrada gratuita.
As peças estão expostas desde quinta-feira (28), quando foram apresentadas através de uma live produzida pela Prefeitura de Canoas, no Museu Municipal Hugo Simões Lagranha sediado na Casa dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186 – Centro, Canoas).
A programação, com curadoria de Airan Milititsky Aguiar e Fabiano Gummo, segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Vasco Prado (Uruguaiana, RS, 1914 – Porto Alegre, RS, 1998) foi um expoente chave na organização do campo artístico gaúcho, sendo reconhecido como gravador, escultor, tapeceiro, ilustrador, desenhista e professor. Sua criação está presente em monumentos públicos e sua produção compõe o acervo de inúmeros museus no Brasil e no exterior.