Notícias

//

SME expõe planejamento de volta às aulas ao Sinprocan durante reunião nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal da Educação (SME), reunida na manhã desta quinta-feira (11) com os dirigentes do Sindicato dos Professores de Canoas (Sinprocan), respondeu a todos os questionamentos feitos pela categoria por meio de seus representantes. O planejamento da SME para a volta às aulas no modelo híbrido foi detalhado aos sindicalistas, que levarão as informações aos seus associados. 

As maiores dúvidas giraram em torno dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como funcionará o revezamento nos modos presencial e remoto, o mês de avaliações diagnósticas e a vacina.

 “Respondemos a todas as questões levantadas pelos professores e eles receberam muito bem as respostas. Foi uma reunião positiva, colaborativa”, relata a secretária da Educação Sônia Maria da Rosa. A SME esclareceu ainda que fará o chamamento de novos professores para os anos iniciais, finais e técnicos da educação infantil, e que terá o quadro de profissionais suficiente para este retorno.

Sobre os EPIs, ficou esclarecido que todas as escolas adquiriram ano passado, e que existe ainda uma verba do programa Saúde na Escola para adquirir mais alguns. Sobre o calendário de retorno, os protocolos, tudo foi ajustado dentro das 800 horas/aula, conforme a legislação, explica Sônia. 

A SME organiza, junto com a Secretaria Municipal da Saúde, o acolhimento dos professores, em prol das suas competências sócio-emocionais. Todos os professores serão testados contra a Covid-19.

Ainda ontem, foi formado um comitê de prefeituras da Região Metropolitana de Porto Alegre  que irá a Brasília para buscar junto aos ministérios da Educação e da Saúde a inclusão dos professores na segunda fase da vacinação da Covid-19.

Escritório de Comunicação - PMC