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Educação: precisamos falar sobre o modelo híbrido

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Foto: Núcleo de Criação - ECom

As aulas na rede municipal de Canoas começam no final deste mês, com turmas distribuídas por escalas e os conteúdos enviados de forma remota para toda a rede. O Ensino Fundamental agendará as avaliações diagnósticas individuais dos alunos durante o mês de março. Os uniformes e materiais escolares serão entregues para o responsável pelo estudante no dia desta avaliação.

A partir do mês de abril, as aulas serão no modelo híbrido. Como funciona este modelo?

O modelo híbrido prevê o revezamento dos estudantes entre as atividades presenciais e remotas (em casa). Cada sala de aula vai operar no modo presencial com o máximo de 50% dos alunos da turma. A adesão à parte presencial dependerá da assinatura do responsável no termo de anuência. Todos os grupos que se revezam permanecerão os mesmos em modo presencial. O distanciamento entre os alunos, na disposição das classes escolares, será de 1,5 metro.

As escolas adotarão rotinas de informação das medidas de prevenção. Os integrantes do COE-E (escolar), junto com a direção, irão monitorar o uso de máscaras para utilização dos trabalhadores e alunos. Os materiais de uso comum serão higienizados regularmente. Não será permitido partilhar materiais escolares.

Alunos com maior dificuldade de acesso à plataforma online e os de maior dificuldade de aprendizagem terão prioridade no modo presencial. O modo remoto será realizado pela plataforma Google Sala de Aula ou pelo fornecimento de material impresso, a ser retirado na escola.

Professores com comorbidades farão o atendimento aos alunos com atividades remotas.

Quando elaboraram os seus planos de contingência em 2020, as escolas municipais de Canoas receberam um valor em dinheiro para compra de EPIs necessários para aproximadamente quatro meses. A prefeitura está providenciando a aquisição de mais EPIs, além de álcool líquido 70%; álcool em gel 70%; água sanitária para limpeza em geral; papel-toalha; sabonete líquido; face shield (protetor facial) e termômetros infravermelho, entre outros itens de higiene e prevenção à Covid-19.

A prefeitura insistirá, junto aos ministérios da Saúde e da Educação, para incluir os professores no grupo prioritário, mas o governo federal  ainda não autorizou. Até o momento, os professores terão que aguardar o calendário de vacinação.

Calendário de volta às aulas

22 de fevereiro – turmas da Educação Infantil – iniciará com o acolhimento, com os horários agendados para os pais.

1º de março – alunos do Ensino Fundamental 2 – alunos dos anos finais (do 6° ao 9º ano)

08 de março – alunos do Ensino Fundamental 1 – alunos dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano)

Março – Reservado às avaliações individuais, nas quais os alunos do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, serão divididos em grupos de, no máximo, sete alunos por turma, para fazer avaliação diagnóstica, respeitando os protocolos de distanciamento social. As aulas também serão enviadas de forma remota neste período.

25 e 26 de fevereiro – Formação de professores para implementação do modelo híbrido de ensino. Consistirá em acolhimento pedagógico, detalhamento da modelagem híbrida e ambiente virtual de aprendizagem.

 

Escritório de Comunicação - PMC